6 eventos ao vivo

Vettel aproveita problema de Alonso, vence no Bahrein e domina campeonato

21 abr 2013
10h40
atualizado às 12h19
  • separator
  • 0
  • comentários

O alemão Sebastian Vettel não teve dificuldades para vencer o Grande Prêmio do Bahrein. O piloto da Red Bull ultrapassou o pole position Nico Rosberg na terceira volta e passou a dominar a prova, tendo a tarefa facilitada por um problema no sistema de abertura da asa móvel (DRS) da Ferrari do espanhol Fernando Alonso. A dupla da Lotus completou o pódio neste domingo, com o finlandês Kimi Raikkonen à frente do francês Romain Grosjean.

A vitória foi a 28ª da carreira de Vettel, que adotou a estratégia de três paradas nos boxes e ainda conseguiu a volta mais rápida da corrida. Ele ampliou a vantagem na liderança do Mundial de Pilotos da Fórmula 1 e soma agora 77 pontos, contra 67 de Raikkonen, o segundo colocado da classificação. 

Dono da pole, Rosberg não mostrou o mesmo rendimento do treino classificatório na prova. Ele foi ultrapassado por Vettel na terceira volta e por Alonso na quarta, terminando na nona colocação após quatro paradas nos boxes.

Alonso parecia ter condições de incomodar Vettel, mas teve a corrida totalmente prejudicada na oitava volta, quando a sua asa móvel traseira travou e permaneceu aberta. A Ferrari chamou o piloto para os boxes e consertou o problema manualmente, aproveitando a ocasião também para trocar os pneus. 

Na volta seguinte, no entanto, o espanhol teve de fazer um novo pit stop para ajustar a asa. A solução foi terminar a corrida sem mais acionar o DRS, e ele completou a prova na oitava posição. O outro piloto da Ferrari, o brasileiro Felipe Massa, sofreu com furo em seus pneus duas vezes e foi o 15º colocado. 

No Mundial, Alonso soma 47 pontos e perdeu a terceira posição para o britânico Lewis Hamilton (50), que foi o quinto colocado no Bahrein. O quarto foi o também britânico Paul di Resta, com uma estratégia de apenas duas paradas pela Force India - a mesma escolhida por Raikkonen. 

Após ultrapassar Alonso e o australiano Mark Webber nas últimas voltas, o mexicano Sergio Pérez conseguiu o melhor resultado da carreira desde que foi contratado pela McLaren, com o sexto lugar. Ele foi seguido por Webber, Alonso, Rosberg e pelo britânico Jenson Button. 

Depois da vitória dominante de Vettel, o Mundial para até o GP da Espanha, no circuito de Montmeló, em 12 de maio.

Confira o resultado final do Grande Prêmio do Bahrein:

1: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) – a 1h36min26s945
2: Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) – a 9s1
3: Romain Grosjean (FRA/Lotus) – a 19s5
4: Paul Di Resta (ESC/Force India) – a 21s7
5: Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – a 35s2
6: Sergio Pérez (MEX/McLaren) – a 35s9
7: Mark Webber (AUS/Red Bull) – a 37s2
8: Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 37s5
9: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 41s1
10: Jenson Button (ING/McLaren) – a 46s6
11: Pastor Maldonado (VEN/Williams) – a 1min06s4
12: Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) – a 1min12s9
13: Adrian Sutil (ALE/ Force India) – a 1min16s7
14: Valtteri Bottas (FIN/Williams) – a 1min21s5
15: Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 1min26s3
16: Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) – a 1 volta
17: Charles Pic (FRA/Caterham) – a 1 volta
18: Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) – a 1 volta
19: Jules Bianchi (FRA/Marussia) – a 1 volta
20: Max Chilton (ING/Marussia) – a 1 volta
21: Giedo van der Garde (HOL/Caterham) – a 1 volta

Não Completou
Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso)

Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade