Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Verstappen pode se tornar o 1º campeão mundial de F1 em um sábado em mais de três décadas

6 out 2023 - 23h10
Compartilhar
Exibir comentários

A Fórmula 1 desembarca em Lusail neste final de semana para a disputa do Grande Prêmio do Catar. A etapa no Oriente Médio pode valer o título para Max Verstappen já no sábado, na corrida Sprint. Para isso, basta somar três pontos para garantir seu terceiro título mundial e entrar numa seleta lista de pilotos campeões no sábado.

Verstappen entra no final de semana com 177 pontos de vantagem para Sergio Pérez, seu companheiro de equipe e único piloto ainda com chances de tirar o título do holandês, com 180 pontos em disputa. Assim, se o ainda bicampeão terminar a corrida de sábado em sexto, ou o mexicano não for além do quarto lugar, o campeonato estará encerrado ainda no sábado.

Em quatro oportunidades o título saiu no sábado. A primeira delas ocorreu em 1959, quando Jack Brabham terminou o GP dos Estados Unidos, disputado em Sebring, na quarta colocação, em prova vencida por Bruce McLaren. O resultado na decisão daquela etapa definiu o título em favor do piloto que viraria dono de equipe anos mais tarde.

As outras três vezes em que o campeão foi conhecido no sábado ocorreram na década de 1980. Em 1981, Nelson Piquet faturou seu primeiro título mundial ao terminar o GP de Las Vegas, disputado em um sábado, na quinta posição, em corrida vencida por Alan Jones. No ano seguinte, o roteiro se repetiu com outros personagens: Keke Rosberg foi campeão com um quinto lugar em Las Vegas, em corrida vencida por Michele Alboreto.

Já a terceira e última vez, aconteceu no dia 31 de outubro de 1987, quando saiu o anúncio de que Nigel Mansell não iria disputar o Grande Prêmio do Japão, em Suzuka, em decorrência de um acidente nos treinos de sexta-feira. Como Nelson Piquet precisava somente que o inglês não conquistasse nenhum ponto nesse final de semana, ele entrou na classificação já com o tricampeonato conquistado.

Caso venha a conquistar o título mundial na Sprint, Verstappen quebrará um hiato de 36 anos sem um campeonato a ser definido em um sábado. A Sprint para o GP do Catar está marcada para 14h30 de sábado, enquanto a corrida principal tem largada às 14h de domingo.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade