Relembre outras "corridas malucas" da F1
"Que corrida maluca", disse Jenson Button, da Brawn GP, depois de vencer a prova da Malásia, no último domingo, encerrada na 33ª volta por causa de uma forte chuva que caiu no circuito de Sepang. Além desta corrida, outras nove realizadas em 59 anos de Fórmula 1 merecem o rótulo dado pelo piloto inglês, como a de Mônaco em 1996.
Naquele dia 19 de maio de 1996, apenas quatro pilotos cruzaram a linha de chegada em Mônaco, em uma prova também disputada sob forte chuva. O vencedor foi o francês Olivier Panis, da Ligier, com o escocês David Coulthard (McLaren) o inglês Johnny Herbert e o alemão Heinz-Harald Frentzen, ambos da Sauber, respectivamente, fechando a lista.
Em 2005, nos Estados Unidos, apenas cinco carros completaram a prova, mas não por causa de acidentes ou condições climáticas. Vencida pelo alemão Michael Schumacher, da Ferrari, a corrida foi boicotada por Toyota, McLaren, Renault, Williams, BAR, Sauber e Red Bull, que se retiraram da prova alegando falta de segurança em Indianápolis.
Confira a lista das "corridas mais malucas" da F1:
GP da Malásia - 2009
Na prova vencida por Jenson Button, da Brawn GP, uma forte chuva que caiu no circuito de Sepang provocou o encerramento do GP da Malásia depois de apenas 33 voltas. A bandeira vermelha foi mostrada quando o inglês Jenson Button liderava a prova e, depois de cerca de 50 minutos de indefinição, os organizadores confirmaram o piloto como vencedor.
GP dos Estados Unidos - 2005
Depois de um acidente como o alemão Ralf Schumacher, nos treinos livres, as equipes Toyota, McLaren, Renault, Williams, BAR, Sauber e Red Bull, que usavam pneus Michelin, boicotaram o GP de Indianápolis daquele ano por questões de segurança. O também alemão Michael Schumacher, da Ferrari e com pneus Bridgestone, venceu a corrida, que teve apenas seis carros.
GP do Brasil - 2003
Naquele ano, Giancarlo Fisichella, da Jordan, e Kimi Raikkonen, da McLaren, disputavam a liderança da prova quando dois acidentes - um deles com o espanhol Fernando Alonso, da Renault, que ficou em terceiro e foi parar no hospital - obrigaram a direção de prova a interromper a corrida. A vitória foi dada ao finlandês por um erro da direção de prova. Semanas depois, os fiscais se convenceram da falha após assistirem às imagens da TV e deram a vitória ao atual piloto da Force India.
GP da Europa - 1999
A primeira vitória da extinta equipe Stewart foi conquistada em 1999, em Nurburgring, mas não pelo brasileiro Rubens Barrichello, terceiro colocado. Depois de largar em 14º, o inglês Johnny Herbert vence a prova marcada pela chuva e por um grave acidente com o brasileiro Pedro Paulo Diniz, da Sauber, que capotou com o seu carro, mas escapou ileso.
GP de Mônaco - 1996
Com a modesta Ligier, o francês Olivier Panis venceu uma verdadeira "corrida maluca" em 1996, com apenas quatro carros cruzando a linha de chegada. Por causa de uma forte chuva, vários acidentes se sucederam e pilotos como o finlandês Mika Hakkinen, da McLaren, e o alemão Michael Schumacher, da Ferrari, não conseguiram completar a prova.
GP da Austrália - 1991
Em uma corrida marcada pela chuva e que durou apenas 14 voltas (24 minutos e 34 segundos), Ayrton Senna, da McLaren, campeão antecipado, foi o vencedor em Adelaide - o brasileiro também conquistou seu terceiro e último título mundial de F1 naquele ano. Antes disso, uma sucessão de acidentes causados pela pista molhada obrigou a direção de prova a interromper o GP.
GP de Mônaco - 1984
Dono de seis vitórias em Mônaco, Ayrton Senna, morto em 1994, por pouco não abriu aquela seqüência no circuito de rua em 1984, quando conduziu sua Toleman - hoje comparada a Force India - ao segundo lugar na prova, vencida pelo francês Alain Prost, da McLaren. A chuva fez com que a direção interrompesse a corrida antes do final, desapontando o brasileiro, que vinha em um bom ritmo para assumir a liderança da disputa.
GP dos Estados Unidos - 1984
A corrida daquele ano foi vencida pelo finlandês Keke Rosberg, da Williams, mas o grande personagem foi o inglês Nigel Mansell, da Lotus. Depois de largar na pole e liderar boa parte da corrida, o piloto ficou sem gasolina nas últimas voltas. Mesmo com um calor de cerca de 40ºC em Dallas, Mansell desceu do carro e o empurrou até receber a bandeira quadriculada, fechando o GP em sexto lugar.
GP da Bélgica - 1960
A corrida do dia 19 de junho de 1960, em Spa-Francorchamps, ficou marcada na história por ser a que registrou o maior número de pilotos mortos no dia da prova. Na ocasião, os ingleses Alan Stacey (Lotus) e Chris Bristow (Cooper) morreram - o primeiro estava a três anos na Fórmula 1, enquanto o segundo tinha estreado na categoria um ano antes.
GP da Espanha - 1975
Naquele ano, uma série de acidentes graves, incluindo um que ocasionou a morte de quatro pessoas (um bombeiro, um fotógrafo e dois espectadores) fez com a corrida terminasse na 29ª volta (de 75). O alemão Jochen Mass foi o vencedor e recebeu 4,5 pontos - à época, o primeiro colocado recebia 9. Só oito dos 26 corredores terminaram a prova.