Regra de chassis pode criar bicos rebaixados na F1 em 2014, afirma site
Os chamados “bicos de ornitorrinco”, que a Fórmula 1 acabou instituindo em decorrência do regulamento para 2012, podem ser “substituídos” por uma alternativa esteticamente pior na temporada 2014. De acordo com o site da revista britânica Autosport, os carros do próximo ano podem ter um bizarro bico rebaixado, de forma a cumprir as regras da organização da competição.
>> Confira como anda o mercado da Fórmula 1 para 2014
O regulamento da F1 para o ano que vem exige um chassi com 525 mm de altura, mas um bico dianteiro que tenha apenas 185 mm. Para compensar este novo “degrau” aerodinâmico, o nariz dos carros seria alongado e rebaixado, de forma a se enquadrar em crash tests da Formula One Management (FOM) e da FIA.
Segundo a própria Autosport, diversas equipes se manifestaram contrárias aos regulamentos em questão, de forma a tornar os carros esteticamente mais agradáveis. Por enquanto, porém, ainda não houve acordo entre as partes.
Nomes como Adrian Newey, chefe de design da Red Bull, e Sam Michael, diretor esportivo da McLaren, admitem que a F1 deve ter carros “feios” em 2014 em virtude da estrutura dianteira.
Em 2013, a FIA e a FOM admitiram que as equipes adotassem uma cobertura de chassi, de forma a cobrir o degrau que caracterizava o bico de ornitorrinco e tornassem os carros esteticamente mais agradáveis. O degrau dos carros foi resultado também de determinação das alturas do chassi e do bico, de forma a tornar os carros mais seguros.