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Menos é mais: as laterais da Red Bull para o GP da Hungria

Após muita especulação, a Red Bull apresenta laterais bem revisadas para o GP da Hungria e deixa a concorrência mais preocupada ainda

20 jul 2023 - 10h34
(atualizado às 10h54)
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As novas laterais do Red Bull RB19 para o GP da Hungria
As novas laterais do Red Bull RB19 para o GP da Hungria
Foto: Giuliano Duchessa / Formu1a.uno

Muita gente vinha especulando como a Red Bull viria para a Hungria. Até nós mesmos falamos sobre o assunto. E um dos pontos que se dizia é que o RB19 viria com novidades visíveis no que poderia ser chamado de primeiro grande pacote de modificações que os taurinos trariam nesta temporada.

Houve quem dissesse que a dupla Newey/Waché traria a sua versão de “zeropod”. Como dito antes, uma mudança deste tipo levaria tempo e dinheiro e em um regime de teto orçamentário e desenvolvimento restrito, teria que ser um tiro muito certeiro. Não só o lado aerodinâmico, mas também a adaptação que a parte de refrigeração demandaria seria grande. A ver o que a Mercedes fez.

Na quarta, a Red Bull deixou suas instalações muito bem fechadas. E nesta quinta, deixou à mostra a sua nova criação.

Não chega a ser um zeropod, mas é uma radicalização de conceito existente. A Red Bull já vinha perseguindo um estreitamento da entrada de ar desde o início do ano. O RB18 já vinha com uma lateral muito esculpida e o RB19 foi um pouco mais à frente.

Comparação das letaris do RB19 até aqui
Comparação das letaris do RB19 até aqui
Foto: FData Analysis / Twitter

Já chamado de “slimpod”, o projeto mostra que a equipe técnica da Red Bull, ao invés de trabalhar no direcionamento de ar em cima das laterais, o que os demais fazem com os “escorregadores” (falamos disso aqui), resolve ir trabalhar na parte de baixo do carro com esta decisão de achatar a entrada de ar.

Sem contar que os braços de suspensão não interferem tanto na entrada de ar e direciona mais ainda o ar para baixo do carro. Aqui nem vai mais a discussão "pushrod" e "pullrod"

Se notar bem, não é novidade. Lembra muito o conceito usado pela Brawn em 2009 de tentar direcionar ao máximo o ar nas laterais para poder maximizar o lançamento do ar para fora do carro (o chamado “outwash”) e ainda fazer um efeito de selar as laterais e ajudar um pouco mais a criar pressão aerodinâmica no fundo do carro...

Brawn GP de 2009: o conceito é semelhante...
Brawn GP de 2009: o conceito é semelhante...
Foto: Wikipedia Commons

Mas e a refrigeração? Como fica? Uma das duvidas que ficaram no ar é se a entrada realmente ficou menor. A primeira impressão é que sim. Mas mesmo que tenha havido simplesmente uma reformatação da entrada com a mesma quantidade de ar entrando. Em sendo isso, não há prejuízo.

Todo caso, esta mudança gera a aplicação do mesmo princípio que vemos embaixo do carro para a geração de pressão aerodinâmica. No caso do assoalho, há o estreitamento de área para gerar a aceleração da velocidade do ar e diminuir a pressão. Aqui, com a entrada de ar mais estreita, temos a mesma situação: o ar entra com mais velocidade e não teria prejuízo para a refrigeração (que foi mexida coma alteração do posicionamento dos radiadores).

Para uma pista como a Hungria, uma mudança desta pode sim ajudar a gerar mais pressão aerodinâmica e ainda reduzir a resistência ao ar. Sem contar que esta deve ser a primeira visão do que a Red Bull está aprontando para o RB20.

Parabólica
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