McLaren anuncia Magnussen como substituto de Perez para 2014
A McLaren anunciou nesta quinta-feira o dinamarquês Kevin Magnussen como um de seus pilotos titulares para a temporada 2014 da Fórmula 1. Um dia após o mexicano Sergio Perez admitir que não continuaria no time após 2013, a própria McLaren divulgou um comunicado para apresentar Magnussen, campeão da Fórmula Renault 3.5, como novo companheiro de Jenson Button.
Formado pelo programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren, Magnussen é filho de Jan Magnussen, piloto que disputou a Fórmula 1 na década de 90 – além de ter sido companheiro de Rubens Barrichello na Stewart, o pai de Kevin Magnussen foi o piloto reserva da própria McLaren, disputando o Grande Prêmio do Pacífico de 1995.
“Estou muito feliz de estrear na Fórmula 1 pela McLaren. Esta equipe é a melhor. Tem sido meu sonho pilota pela McLaren desde que eu sou uma criança, e eu não estou exagerando ao dizer que dedique quase todos os dias da minha vida ao objetivo de me tornar um piloto da McLaren na Fórmula 1”, disse Kevin Magnussen, 21 anos, que foi além e elogiou o agora companheiro Jenson Button.
“Tenho em Jenson o companheiro de equipe ideal. Ele é extremamente rápido, obviamente, mas também é muito experiente e muito capaz, de um ponto de vista técnico. Trata-se de um campeão mundial, o que eu espero me tornar um dia. Estou determinado a aprender o máximo que puder dele”, completou.
A McLaren não divulgou o tempo de contrato do novo piloto, mas fez muitos elogios ao substituto de Sergio Perez. Chefe de equipe da McLaren, Martin Whitmarsh apontou o anúncio como "um passo importante" no fortalecimento da equipe, que ainda não conquistou pódios em 2013.
“A velocidade vencedora e a inteligência de Jenson tem sido cruciais para a McLaren, mas seu talento como piloto de desenvolvimento e seu feedback técnico serão igualmente valiosos a partir do momento que fazemos a transição para um novo regulamento técnico neste final de temporada”, disse Whitmarsh. “Kevin é muito talentoso e muito determinado, e temos expectativas elevadas para ele. Cada vez que ele testou um carro de Fórmula 1, ele foi muito rápido e muito metódico, e seu feedback tem sido de primeira.”
O dirigente aproveitou para agradecer à colaboração de Sergio Perez ao longo do ano pouco competitivo da equipe. O mexicano ainda não tem futuro definido para a próxima temporada.
“Quero aproveitar a oportunidade para agradecer Checo (apelido de Perez), que desempenho um bom papel durante uma temporada difícil, como suas série de chegadas entre os dez primeiros destacam. Ele é um sujeito adorável e um ótimo piloto, rápido e combatido. Tenho certeza de ele terá essa base para o futuro em 2014. Todos na McLaren desejam a ele o melhor”, destacou.