Líder em testes, Barrichello tenta conduzir Williams à reação
1 mar2011 - 11h30
Compartilhar
Emanuel Colombari
Perda de patrocínios, baixo orçamento na equipe, falta de apoio de uma grande montadora... São muitos os problemas da Williams para a temporada 2011 da Fórmula 1. Por isso, caberá a Rubens Barrichello a tarefa de conduzir os carros de Frank Williams a bons resultados no ano. Longe de voltar a brigar por vitórias e títulos na década de 90, quando corria com motores Renault, o time aposta na experiência do brasileiro para ser ao menos competitiva.
Rubinho sabe que a tarefa não é fácil, exatamente por conta das limitações financeiras. Mesmo assim, ainda conseguiu surpreender nos testes de pré-temporada da F1 ao conquistar o melhor tempo dos quatro dias de testes coletivos em Jerez de la Frontera - a marca de 1min19s832 foi a única da programação abaixo da marca de 1min20s. Nada mal para quem, por conta da idade, esteve mais uma vez ameaçado de não ter contrato.
Em seu Twitter, Barrichello não se surpreendeu. Quando perguntado se a temperatura amena da Espanha nos testes não poderia causar uma impressão equivocada, o brasileiro deu a entender que a possibilidade existia. "De um tanque vazio para um tanque cheio, tem pelo menos 4s5 (de diferença). Imagina o que não dá para fazer", despistou o piloto, de forma pouco elucidativa, indicando com clareza apenas uma constatação: "a Red Bull ainda é a mais rápida de nós".
Muito se perguntou sobre o que provocou o bom desempenho da Williams de Rubens Barrichello em Jerez. Para quem apostou em tanque vazio, ele apenas creditou o feito à opção correta dos pneus. No entanto, era necessário para que Rubinho afastasse a ameaça que poderia vir futuramente de seu companheiro, o venezuelano Pastor Maldonado - que, apesar do grande aporte financeiro, ainda ficou devendo alguma velocidade na pré-temporada.
Na apresentação da pintura da equipe, Rubinho voltou a se mostrar animado - além de ter feito elogios ao desempenho do carro, o brasileiro também se mostrou satisfeito com as novas/velhas cores da Williams, em um diferenciado desenho azul e branco. Mesmo assim, foi cauteloso. "(Li) muitos comentários de que o todo azul (da pré-temporada) estava muito bonito. Eu também tinha gostado muito... Mas como cor não dá velocidade, estou tranquilo", riu o piloto.
Em 2010, o papel de Barrichello na Williams era semelhante, e ele não decepcionou ao conquistar o décimo lugar na temporada. Em 19 corridas, foram 47 pontos e um quarto lugar no GP da Europa. Seu companheiro, o alemão Nico Hulkenberg, somou apenas 22 pontos, mas ofuscou o brasileiro no fim do ano ao conquistar a pole position no GP do Brasil, a primeira da equipe desde 2005.
Mesmo assim, o brasileiro de 38 anos, segue com moral. "O Rubinho fez uma temporada excelente (em 2010) com o carro que tem. A Williams é uma equipe de nome, mas que nos últimos anos não tem mais apoio de uma fabrica, não tem a estrutura necessária para brigar pela Fórmula 1. Ele fez uma temporada excelente", analisou o paranaense Enrique Bernoldi, ex-piloto da Arrows, em entrevista ao Terra.
Com tempo de 1min19s832, brasileiro da Williams foi o único dos quatro dias de testes a virar abaixo de 1min20s
A Marussia Virgin Racing divulgou seu novo modelo: o MVR-02. As letras MVR são em alusão à nova parceira da Virgin, a construtora russa Marussia
Foto: Getty Images
O carro foi lançado em um evento no centro televisivo da emissora britânica BBC, em Londres. O alemão Timo Glock segue como primeiro piloto, e o belga Jerome D'Ambrosio foi promovido a segundo piloto
Foto: Getty Images
Em 2011, a equipe traz a inscrição "Marussia" no chassi e "Virgin" continua no aerofólio. As cores preto e vermelho continuam predominando
Foto: Getty Images
O carro foi mais uma vez desenvolvido por computadores, mas a chegada de mais investimentos possibilitou um trabalho melhor, o que faz com que a equipe acredite que possa brigar no meio da tabela
Foto: Getty Images
O modelo possui um nariz um pouco menor do que muitos dos carros apresentados até agora, além de ter uma traseira mais apertada do que seu antecessor
Foto: Getty Images
A Hispania exibiu as primeiras imagens, ainda virtuais, do carro que deverá utilizar na temporada 2011 da Fórmula 1. O novo modelo, HRT F111, terá novas cores em relação ao modelo utilizado pela equipe em 2010, trocando o cinza e laranja por uma combinação originalmente em xadrez e vermelho
Foto: Divulgação
A nova pintura dá destaque para o patrocínio da Tata Motors, montadora indiana que patrocina a participação de Narain Karthikeyan na temporada da F1
Foto: Divulgação
A equipe comemorou a criação, realizada por seu próprio grupo de engenheiros e designers, chefiados por Geoff Willis (com passagem por Williams, BAR e Red Bull) e Paul White
Foto: Divulgação
O modelo ainda tem espaços para a entrada de novos patrocinadores, que devem ser preenchidos pelo segundo piloto que ainda não foi confirmado
Foto: Divulgação
A escuderia, que segue com motores Cosworth, ainda apresentará oficialmente o carro
Foto: Divulgação
Nas ruas de Berlim, capital da Alemanha, a McLaren apresentou o carro para a temporada de 2011 da Fórmula 1
Foto: AP
O carro foi separado em várias partes, e em seguida montado em frente aos fãs, que puderam acompanhar tudo a uma curta distância dos dois pilotos, do veículo e da equipe
Foto: AFP
Os pilotos Lewis Hamilton e Jenson Button continuam como pilotos da equipe. Martin Whitmarsh (centro) é o chefe de equipe da escuderia
Foto: Reuters
O bico frontal está aparentemente mais alto em relação ao solo que o comum, e o carro apresenta um tom mais forte e brilhante da cor prateada que nas últimas temporadas
Foto: AP
Mecânicos colocam as rodas da McLaren na apresentação do novo modelo; evento foi mostrado ao vivo pelo site oficial da escuderia
Foto: Reuters
A Red Bull, atual campeã de pilotos e de construtores, apresentou, na cidade espanhola de Valencia, seu carro para a temporada 2011 da Fórmula 1: o modelo RB7
Foto: Reuters
A equipe austríaca espera que o novo modelo, desenhado por Adrian Newey, possa repetir o sucesso conquistado em 2010
Foto: AP
Sebastian Vettel e Mark Webber foram os responsáveis por descobrir o novo carro, que agora desfilarão com os números 1 e 2
Foto: Reuters
Entre as principais mudanças aerodinâmicas do carro, está a cobertura do motor, mais alta que a de 2010. A asa traseira e o bico também foram alterados. O motor é o V8 Renault RS27-2010, de 2400 cc, com cilindros dispostos em 90 graus e rotação de até 18 mil RPM
Foto: Reuters
O time chegou a exibir imagens do carro em seu site oficial antes de levá-lo a público no Circuito Ricardo Tormo
Foto: Reuters
A Mercedes apresentou o modelo MGP W02, seu carro para a temporada 2011 da F1
Foto: AFP
Comandada por Ross Brawn e com os alemães Nico Rosberg e Michael Schumacher como pilotos titulares, a Mercedes já havia exibido algumas imagens do carro, que se apresenta com sutis diferenças na pintura
Foto: Reuters
O motor do novo carro da Mercedes é um V8 Mercedes-Benz FO 108X, e a exemplo das rivais que já apresentaram seus carros, conta com uma peça de 2400 cc, com cilindros dispostos em 90 graus e giros limitados ao 18 mil RPM
Foto: Reuters
A meta da equipe é superar o desempenho do modelo MGP W01, que marcou sua reestreia na Fórmula 1. Em 2010, defendendo o título da BrawnGP, a Mercedes foi a quarta colocada da temporada, sem brigar por vitórias - Nico Rosberg foi terceiro em três corridas, e Schumacher não foi ao pódio
Foto: Reuters
No lado aerodinâmico, a Mercedes aposta em um bico alto e alterações da asa traseira e dos sidepods - a composição das aletas laterais
Foto: Reuters
A Toro Rosso exibiu o STR6, seu carro para a temporada 2011 da Fórmula 1
Foto: Reuters
Com Sebastien Buemi e Jaime Alguersuari mantidos como titulares, a Toro Rosso optou por um modelo de poucas novidades
Foto: Reuters
O modelo de 2011, que segue a tendência de adotar um bico mais alto, é o segundo a ser produzido independentemente pela equipe
Foto: Reuters
A Toro Rosso segue apostando nos motores V8 Ferrari 056 - porém, com 2400 cc, cilindros em 90 graus e giros limitados a 18 mil RPM. A meta é superar o nono lugar do Mundial de construtores de 2010, quando o time somou apenas 13 pontos
Foto: Reuters
Além de Buemi e Alguersuari, o australiano Daniel Ricciardo como seu terceiro piloto ao longo do ano. Ele foi destaque dos testes pós-temporada 2010 em Abu Dhabi
Foto: Reuters
A Ferrari foi a primeira escuderia da Fórmula 1 a apresentar o novo modelo para a temporada 2011. A escuderia italiana exibiu o F150 em Maranello, homenageando os 150 anos da unificação da Itália no carro que será pilotado por Fernando Alonso e Felipe Massa
Foto: AP
Com poucas mudanças na parte dianteira, equipe aposta na traseira do modelo F150; o carro conta com algumas importantes novidades aerodinâmicas, como a união do difusor (mais baixo) à asa traseira ajustável, na qual uma bandeira italiana aparece pintada
Foto: AFP
Após o lançamento, o piloto espanhol Fernando Alonso testou o F150 na pista de Fiorano
Foto: AFP
Na parte dianteira, segundo o desenhista Nicolas Tombazzi, a suspensão dianteira foi alterada para melhorar o fluxo de ar. O sistema de recuperação de energia cinética (Kers, em inglês) foi instalado próximo ao tanque de gasolina. Conforme o regulamento, o Duto F foi afastado
Foto: AFP
O monoposto apresenta poucas mudanças estéticas em relação ao de 2010, e é inspirado no carro que deu a Alonso condições de brigar pelo título até o último GP do ano
Foto: AP
A Lotus apresentou seu novo carro para a temporada 2011 da Fórmula 1. Equipe optou por manter a pintura em verde e dourado, como fez em 2010
Foto: Getty Images
Em meio à polêmica da disputa com o nome com a Lotus Renault, escuderia de Tony Fernandes afastou o boato de que também adotaria uma pintura em preto e dourado
Foto: Getty Images
Ex-piloto de testes da Virgin, o brasileiro Luiz Razia foi anunciado como novo piloto de testes da Lotus para a temporada 2011 da Fórmula 1
Foto: Getty Images
O time optou por um evento online, exibindo fotos do modelo T128 - que terá motores Renault; os pilotos da escuderia para esta temporada são Jarno Trulli e Heikki Kovalainen
Foto: Divulgação
Modelo foi batizado de Lotus T128, mas também é conhecido como TL11; carro foi projetado por Mike Gascoyne
Foto: Divulgação
A Lotus Renault apresentou, na Espanha, seu novo carro para a temporada 2011 da Fórmula 1. Além da pintura em preto e dourado, já anunciada no fim de 2010, a escuderia surpreendeu e oficializou Bruno Senna como piloto reserva
Foto: Getty Images
O carro conta com motores Renault V8 RS27-2010 de 2400 cc, com cilindros dispostos em 90 graus e giros que atingem 18 mil RPM
Foto: Getty Images
O Renault R31 tem sua pintura inspirada nos carros que a Lotus utilizava na década de 80. No entanto, como o preto e dourado era originário do patrocínio de um empresa fabricante de cigarros, a equipe ainda corre o risco de ter sua nova pintura alterada para a disputa do GP do Canadá em junho, uma vez que o país conta com uma legislação antitabagista própria para eventos esportivos
Foto: Getty Images
Os pilotos da escuderia para esta temporada serão Robert Kubica e Vitaly Petrov
Foto: Getty Images
A equipe ainda está envolvida na polêmica do nome da equipe, disputada com a Team Lotus do malaio Tony Fernandes
Foto: Divulgação
Na cidade de Valência, na Espanha, a Sauber apresentou seu carro para a temporada 2011 da F1
Foto: Getty Images
Os pilotos Kamui Kobayashi, do Japão, e Sérgio Perez, do México, apresentam o modelo C30
Foto: Reuters
James Key, diretor técnico da Sauber, disse que o bom desempenho do modelo C29, usado em 2010, foi levado em conta no design do carro de 2011 - com o objetivo de manter os pontos fortes, mas eliminar os pontos fracos, como a confiabilidade
Foto: Divulgação
O modelo conta com motor Ferrari V8, com cilindros dispostos em 90 graus e com giros que chegam a 18 mil RPM. Os italianos também forneceram o sistema de recuperação de energia cinética (Kers, em inglês)
Foto: Getty Images
Como esperado, o carro apresenta uma série de patrocinadores mexicanos, atraídos pela participação de Perez na equipe. A pintura manteve o padrão de 2010, mas agora com mais marcas expostas