Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Leclerc pede revisão de regra após problema com sobreviseira de Verstappen em Spa

Charles Leclerc foi questionado na coletiva em Zandvoort, a respeito da sobreviseira de Max Verstappen que ficou presa em seu carro na Bélgica e pediu que a FIA pense em alguma solução para que o descarte seja feito de modo a não oferecer risco aos demais pilotos

1 set 2022 - 12h15
(atualizado às 12h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Charles Leclerc
Charles Leclerc
Foto: Ferrari / Grande Prêmio

Charles Leclerc bem que tentou fazer uma prova de recuperação na Bélgica, no último fim de semana, mas sofreu com um problema inesperado no duto de freio logo no início da corrida por conta de uma sobreviseira de Max Verstappen que foi parar justamente em sua F1-75. O monegasco aproveitou para falar sobre o assunto durante a coletiva de imprensa nesta quinta-feira (1), em Zandvoort, que recebe o GP da Holanda, e cobrou da Fórmula 1 uma solução para que a história não se repita.

Tudo aconteceu ainda na primeira volta da corrida em Spa-Francorchamps. Verstappen retirou a sobreviseira e jogou na pista, como costumam fazer os pilotos, mas o objeto acabou ficando preso ao carro de Leclerc. Imediatamente, os freios do #16 começaram a superaquecer, forçando a parada prematura aos boxes. Mesmo assim, o carro ficou avariado, tanto que, no final, o sensor de velocidade não funcionou no último pit-stop, e Charles tomou 5s de punição, caindo para o sexto lugar.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Charles Leclerc ficou em sexto no GP da Bélgica (Foto: AFP)

"Acho que, mais para frente, será bom encontrarmos uma solução para manter as viseiras descartáveis dentro do carro", disse Leclerc. "Nessa situação em especial, acho que algum carro teve vazamento de óleo, ou algo do tipo [o de Lewis Hamilton, após o incidente com Fernando Alonso na Les Combes]. Eu não enxergava nada à minha frente, assim como os demais pilotos. Com isso, na primeira oportunidade, tivemos de retirar a sobreviseira, e foi na reta", acrescentou.

"De repente, vi sobreviseiras voando por todo o lugar, e, nesses casos, não há muito o que fazer como piloto. Digo, é claro que não estou com raiva de Max, e com certeza não é culpa dos pilotos, mas podemos pensar em algo para que essas viseiras descartáveis fiquem em algum lugar no carro", continuou o monegasco.

O Código Esportivo Internacional da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), na verdade, proíbe que as sobreviseiras sejam jogadas na pista. 1.3 O Artigo 1.3 do Capítulo III do Apêndice L do ISC diz que "quaisquer sobreviseiras destacáveis anexadas às viseiras não podem ser lançadas na pista ou no pit-lane desnecessariamente". A entidade até tentou ser rigorosa com a regra em 2016 e exigir que as películas fossem colocadas dentro do cockpit, mas Charlie Whiting, diretor de prova na ocasião, disse que haveria mais risco aos pilotos tentando armazenar as sobreviseiras dentro do carro do que jogando-as na pista. Com isso, a atitude voltou a ser relevada.

"Acho que houve razões para essa regra ter sido descartada, sobre as quais não estou ciente. Mas acredito que há outras soluções", concluiu Leclerc.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade