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Honda e os desafios para o enésimo retorno à F1 em 2026

Anúncio de criação de subsidiária é mais um passo para a Honda preparar seu retorno oficial para a F1 em 2026. Mas ainda muito por fazer.

28 mar 2024 - 15h43
(atualizado às 15h59)
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Honda vai se preparando para voltar oficialmente em 2026
Honda vai se preparando para voltar oficialmente em 2026
Foto: HRC / X

Quando foi anunciado ano passado que a Honda voltaria oficialmente à F1 com a Aston Martin, um dos problemas que os japoneses teriam que tratar seria a remontagem de sua estrutura. Afinal de contas, boa parte de seu pessoal havia passado para a Red Bull Powertrains, empresa criada pelos taurinos para poder tomar conta das unidades de potência atuais e desenvolver os novos tipos para 2026.

Nesta quarta (27), a divisão de corridas, a Honda Racing Corporation, anunciou a criação formal da subsidiária britânica, a HRC UK. Esta será responsável pela manutenção e preparação das Unidades de Potência da Honda atuais, bem como começar o trabalho para a parceria com a Aston Martin.

Por enquanto, o endereço oficial é a sede Britânica da montadora japonesa. Porém, uma série de contratações devem ser iniciadas nas próximas semanas (inclusive com a volta de alguns que foram para o mundo Red Bull).  A antiga base ficava em Milton Keynes e hoje a Honda usa uma unidade da Mugen, que fica em frente da antiga estrutura, que hoje é da Red Bull Powertrains. Caso a Honda decida manter as atividades neste local, ele fica a 20 km da nova sede da Aston Martin.

Não foi só a estrutura, mas boa parte do pessoal também migrou para a RBPT (cerca de 150 pessoas, segundo os italianos do FUnoAnalisiTécnica). Isso leva a uma grande remontagem que já se esperava ser feita pelos japoneses (falamos disso aqui no ano passado). Porém, o comunicado da marca japonesa esclarece alguns pontos...

Quando houve o acordo Honda / Red Bull para a transferência das atuais PU para a gestão taurina, não ficou muito bem explicada como seria divisão de papeis. Como houve a transferência de pessoas e instalações, pensou-se que a Red Bull assumiria tudo. Mas por uma questão de segredo industrial, uma parte dos direitos intelectuais se manteve com a Honda.

Com o sucesso da Red Bull, a Honda voltou a colocar seu nome com mais destaque nos carros da Red Bull e da Alpha Tauri. E o comunicado deixou claro que atualmente, a Honda faz o trabalho de fabricação e manutenção das Unidades de Potência, com a Red Bull PowerTrains ficando responsável pela fabricação e operação das baterias da UP. Ou seja, mesmo com a transferência dos Direitos Intelectuais (conforme exige o regulamento), o trabalho sujo segue sendo feito no Japão pela equipe dos laboratórios de Sakura, mesmo as afinações para as corridas.

Aqui pode ser o grande “pulo”. Mesmo quando havia a base britânica, o trabalho principal era feito no Japão. Desta forma, a perda de pessoal pode não ser algo tão crítico, embora vários técnicos da velha guarda que trabalhavam na parte de competições desde a década de 80 foram embora. Hoje, a área de desenvolvimento é comandada por Ikuo Takeishi, que entrou ano passado no lugar de Yasuaki Asaki, responsável direto pelo atual motor. Sem contar que a parte de baterias foi onde a Honda teve um grande ganho ao longo dos anos. Neste novo regulamento, o diferencial virá da parte elétrica, que representará quase 50% da potência total das unidades de potência.

O trabalho vai sendo executado pela equipe de Pesquisa & Desenvolvimento. Os primeiros protótipos já rodam no dinamômetro, mas não são divulgados resultados. O que se espera é que desta vez a Honda não perca tanto tempo no orgulho e se permita ter apoio externo para que seja competitiva desde o início. Porém, como uma nova estrutura a ser montada e um novo time para trabalhar ...algum ruído possa aparecer até tudo se acomode. E pode ser tarde demais.

Parabólica
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