F1: Vettel confirma conversas com a Red Bull
O tetracampeão mundial seria um provável substituto de Helmut Marko na equipe.
Campeão quatro vezes seguidas com a própria Red Bull entre 2010 e 2013, Sebastian Vettel é um dos grandes nomes da Fórmula 1. Após chocar os fãs da velocidade com sua aposentadoria em 2022, rumores apontam a possível volta do alemão como sucessor de Helmut Marko.
Nos últimos anos, Vettel se tornou um grande ativista político e social, defendendo a saúde mental, o meio ambiente e os direitos humanos, características que o tornariam o chefe perfeito para o programa de jovens pilotos da Red Bull.
O primeiro graduado verdadeiramente bem-sucedido dessa academia, “Seb” teria um papel muito importante na construção dos jovens pilotos da equipe, já que nos últimos anos, o histórico do time principal com pilotos que vêm da base não é muito positivo.
Helmut Marko tem 82 anos de idade e, além de agir como consultor da Red Bull, também tem ligação com a Academia de Jovens Pilotos. O austríaco já disse em entrevistas que vê em Vettel um sucessor ideal e que "seria ótimo se um homem como Sebastian" assumisse o papel que ele mesmo desempenha atualmente.
As conversas sobre um retorno aos comandos agora acabaram completamente, com Vettel abordando as ligações para suceder Marko: "Já surgiram algumas manchetes, ainda me dou muito bem com Helmut e também estamos em sintonia sobre o assunto", disse Vettel à ORF.
"Eles ainda não são tão intensos e profundos, mas pode ser algo em que eu possa desempenhar um papel, só não sabemos de que forma isso vai aparecer. "
"Mas tenho que admitir que não estive perto da F1 nos últimos anos, mas acho que Marko sabe o que está fazendo - e não importa o que aconteça, você ainda pode aprender muito com ele. Marko não é substituível, vamos deixar por isso mesmo, assim como seu caráter, e ele fez muito pelo time desde 2005, e pode não ser o objetivo de alguém substituí-lo.
"Ele disse algumas vezes que iria parar, mas ele ainda está lá, e eu gostaria que ele ficasse por muito tempo, mas ele irá embora em algum momento, e ele sabe disso. Ele é um realista brutal e consegue julgar as coisas muito bem, e saberá quando for a hora certa."