F1 pode voltar a Buenos Aires após reforma do autódromo
Reformas no autódromo visam homologação internacional e podem recolocar a Argentina no calendário da F1
O tradicional Autódromo Oscar y Juan Gálvez, em Buenos Aires, passará por uma ampla reforma com o objetivo de voltar ao centro do automobilismo mundial. A capital argentina confirmou na manhã desta segunda-feira (21) um plano de obras estruturais para modernizar o circuito, com foco na volta do MotoGP em 2027 e na possível retomada da Fórmula 1 no futuro.
O projeto foi anunciado oficialmente pelo Governo da Cidade de Buenos Aires e será executado pela empresa pública AUSA (Autopistas Urbanas S.A.), em coordenação com a FIM (Federação Internacional de Motociclismo) e a FIA (Federação Internacional de Automobilismo). O objetivo é conquistar a homologação Grau A da FIM para o MotoGP e, futuramente, alcançar o Grau 1 da FIA, exigido para sediar corridas da Fórmula 1.
“Nosso maior objetivo é devolver à Argentina o direito de sediar uma etapa da Fórmula 1. Estamos preparando o autódromo para isso, com padrões internacionais de qualidade e segurança”, afirmou o chefe de Governo, Jorge Macri, durante o anúncio.
O novo traçado terá aproximadamente 5.000 metros de extensão, baseado em uma versão modernizada dos históricos Circuitos 6 e 8. Alguns trechos emblemáticos do Circuito 9 — como a Viborita, a Curva del Ombú e a S de Senna — serão removidos, mas os nomes dos grandes pilotos que marcaram a história do Gálvez seguirão homenageados nas novas variantes.
Além das mudanças na pista, as intervenções incluem novos sistemas de segurança, instalação de defesas modernas, atualização dos pianinhos, ampliação das áreas de escape, reforma do drenagem e implementação de sistemas eletrônicos de última geração.
As obras estão previstas para começar entre setembro e dezembro de 2025, com duração estimada de seis meses. Durante esse período, o autódromo permanecerá fechado. Todo o investimento será custeado pelo governo municipal, e o orçamento final dependerá do projeto aprovado pela Tilke Engineers & Architects, empresa alemã especializada em circuitos de alta performance.
Outro destaque do plano é a duplicação da capacidade de público, que poderá chegar a 120 mil pessoas. Serão construídas novas arquibancadas nas áreas da Ascari, da reta oposta e também espaços VIP internos, além de novos acessos e estacionamentos na região do lago.
Com o avanço das reformas e a aprovação internacional, Buenos Aires mira alto: voltar ao calendário oficial da Fórmula 1, algo que não acontece desde 1998. A cidade aposta na força de sua tradição e na paixão dos argentinos pelo automobilismo para trazer de volta a F1 ao continente sul-americano.