F1: Pirelli exige 2 pit stops obrigatórios no GP do Qatar
Assim como no ano passado, a fornecedora de pneus limita cada set a 25 voltas, em razão dos problemas enfrentados no GP do Qatar de 2023
A Pirelli anunciou nesta segunda-feira (17) que vai repetir em 2025 a medida preventiva adotada nos últimos dois anos no GP do Qatar. A fornecedora de pneus da Fórmula 1 determinou que cada jogo terá um limite máximo de 25 voltas, o que obriga as equipes a realizar ao menos dois pit stops durante a corrida, que tem previstas 57 voltas.
A decisão se deve às características do circuito de Lusail, que impõe cargas laterais extremas aos pneus e conta em alguns pontos com zebras pirâmides, instaladas orginalmente em 2023, de formato elevado e triangular. Essas zebras foram projetadas para evitar que os pilotos cortem curvas, mas acabam provocando vibrações intensas e danos na estrutura dos compostos.
O problema ficou evidente no GP do Qatar de 2023, quando uma sprint desgastou severamente os pneus e levou a Pirelli a exigir três paradas obrigatórias, com stint máximo de 18 voltas. Desde então, a fornecedora passou a adotar limites rígidos de uso para garantir a segurança.
Em 2024, o teto foi ampliado para 25 voltas por stint, número que será mantido em 2025. Além disso, a Pirelli optou pela gama mais dura de pneus (C1, C2 e C3), enquanto o circuito recebeu ajustes: as zebras foram arredondadas em curvas críticas (1, 2, 4, 5, 6, 12 e 14), para reduzir o impacto sobre os carros.