F1: Pierre Gasly lidera primeira sessão de treinos em Jeddah
Pierre Gasly surpreendeu e liderou o TL no Bahrein, com Norris em 2º e Leclerc em 3º. Sessão quente e cheia de surpresas.
Os pilotos chegaram ao circuito de Jeddah, na Arábia Saudita, prontos para encarar a última tripla race week antes de uma pausa de uma semana. O traçado urbano, que estreou na Fórmula 1 em 2021 em meio a um campeonato acirrado, voltou a oferecer desafios técnicos e velocidades impressionantes.
Na primeira sessão de treinos livres, Pierre Gasly surpreendeu e terminou no topo da tabela, com um tempo de 1m29s239, apenas 0.007s à frente de Lando Norris, que ficou com o segundo tempo. Oscar Piastri fechou o top 3, após uma sessão movimentada.
Logo no início, praticamente todos os pilotos foram para a pista — muitos optando pelos compostos médios e duros. A Haas colocou seus dois carros com os pneus duros C3, enquanto a Williams fez o mesmo com Carlos Sainz.
Apesar de ainda não estar totalmente confortável com o McLaren de 2025, como ele mesmo admitiu, Norris começou bem a sessão, marcando 1m30s454. Seu companheiro Piastri também melhorou, mas ficou um décimo atrás.
🎙️ Oscar Piastri, no rádio:
"A bebida está vazando... está melhor que na semana passada, mas ainda está vazando dentro do meu capacete."
Aos poucos, a temperatura da pista foi caindo — de 50°C para 46°C — o que aumentou a aderência. A evolução da pista foi visível e os tempos despencaram com o passar da sessão.
Russell assumiu brevemente a liderança com 1m30s425, mas depois foi superado por Norris, que cravou 1m29s246 usando pneus macios. Mesmo com o bom tempo, chamou atenção a diferença de mais de quatro décimos para Piastri, o que levantou a possibilidade de um erro na volta do australiano.
Carlos Sainz também brilhou com pneus macios, subindo para o segundo lugar temporariamente, a dois décimos de Russell, com faíscas saindo debaixo do carro enquanto voava pelas curvas.
Quem chamou atenção negativamente foi a Haas, ainda lidando com problemas estruturais. O chefe da equipe, Ayao Komatsu, reconheceu que o carro segue quicando em curvas de alta e mudanças rápidas de direção, mesmo com o novo assoalho.
Durante a sessão, alguns toques leves nos muros deixaram os engenheiros alertas. Piastri relatou um contato sutil e foi aos boxes para checar o carro, sem danos aparentes. Já Bearman, ao travar os pneus, tocou o muro de leve, mas o carro também pareceu não ter grandes danos.
Enquanto isso, Kimi Antonelli, ainda buscando confiança, apareceu na sétima colocação, cerca de um segundo atrás do companheiro. Outro que impressionou foi Tsunoda, que após pontuar pela Red Bull no Bahrein, terminou a sessão apenas dois décimos atrás de Verstappen, ambos com pneus médios.
No final da sessão, com a pista em melhores condições, Pierre Gasly voou com os pneus macios e marcou o melhor tempo, surpreendendo até os mais otimistas — e mostrando que, depois de marcar pontos no Bahrein, sua fase realmente parece estar virando.
Jack Doohan, por sua vez, cravou o 11º tempo, à frente de Lewis Hamilton, enquanto Lawson e Hadjar ainda não tinham feito suas voltas rápidas com os compostos macios.
Nos minutos finais da sessão, Lawson conseguiu subir para a 11ª posição, enquanto Hadjar acabou abortando sua tentativa.
Ambos haviam saído com pneus macios um pouco fora de sincronia em relação aos demais, o que não foi o cenário ideal. A pista já havia esfriado para 44°C, favorecendo voltas rápidas — mas os dois encontraram tráfego e ainda não estavam explorando os limites da pista por completo.
Com isso, ficou difícil avaliar com precisão o potencial real do carro da Racing Bulls nessas condições.
Pouco depois, Lando Norris acabou passando reto em uma curva após pegar tráfego pela frente. A sujeira do ar turbulento parece ter afetado o comportamento do carro, que escapou da linha ideal.
O britânico estava em uma simulação de stint mais longo com pneus médios, já somando 14 voltas com o composto C4 e 21 no total até aquele momento.
Gasly cravou sua volta mais tarde que os rivais, mas o tempo foi forte: 1m29s239 — menos de 2s da pole de 2024, mesmo sob sol.
Confiram os tempos da primeira sessão de treinos:
Os pilotos voltam à pista na Arábia Saudita às 14h (horário de Brasília) para mais uma sessão de treinos.