F1: O que a McLaren precisa para ser campeã em Singapura
Equipe tem outra oportunidade de vencer o campeonato de construtores de 2025 dependendo de suas combinações e resultados.
A equipe britânica teve sua primeira oportunidade de ser campeã mundial de construtores de F1 no GP do Azerbaijão, mas durante a corrida os resultados foram negativos e a equipe obteve apenas 6 pontos, marcando o pior resultado da temporada de 2025.
Como consequência o título ainda não foi determinado, deixando a próxima corrida, em Singapura, como a decisiva para o campeonato e para a equipe.
Somando 12 vitórias, sete sendo dobradinhas, em 17 corridas, a McLaren mostra uma posição confortável na classificação, tendo seus rivais a 330 pontos de diferença. Atualmente a quipe possui 623 pontos, enquanto Mercedes, Ferrari e Red Bull tem, respectivamente, 290, 286 e 272 pontos.
Mas o que é necessário para a McLaren conquistar seu segundo título consecutivo de construtores ?
Com sete grandes prêmios restantes em 2025, incluindo três sprints, as equipes podem marcar um máximo de 346 pontos — rodadas regulares oferecem 43 pontos, enquanto você pode marcar até 58 em um fim de semana de sprint.
A vantagem da McLaren sobre a Mercedes e a Ferrari é de 333 e 337 pontos, respectivamente.
Como a McLaren pode ganhar o título em Singapura?
Mesmo com um resultado negativo em Baku a situação da equipe é simples em Singapura. O time papaya deve marcar exatos 13 pontos para ser coroada a campeã do campeonato de construtores de 2025.
Diversos cenários podem acontecer, mas desde que Oscar Piastri ou Lando Norris cheguem ao pódio, a equipe conquistará o título. Até o momento, a equipe ainda não conquistou o título por conta de dois Grande Prêmios, sendo eles, Canadá e Azerbaijão.
Com a possibilidade da McLaren sair zerada de Singapura, a Mercedes teria um desafio enorme para adiar a definição do título até Austin. George Russell e Andrea Kimi Antonelli precisariam abrir 31 pontos sobre a dupla da McLaren, o que só seria possível com um pódio duplo.
O ponto é que esse cenário aconteceu apenas uma vez em 2025: em Montreal, quando Russell venceu e Antonelli terminou em terceiro.
E a Ferrari? Ainda em chances?
A equipe italiana ocupava a segunda posição na classificação das equipes antes do GP de Baku, onde acabou terminando o final de semana com seus pilotos em oitavo e nono colocados.
Para seguir vivo na briga pelo título, a Ferrari precisa tirar 35 pontos da McLaren no GP de Singapura. Isso exige não apenas marcar essa diferença na corrida, mas também garantir que seu segundo piloto termine no pódio.
O cenário, no entanto, é desafiador. A equipe comandada por Frédéric Vasseur ainda não conquistou vitórias na temporada de 2025, e Lewis Hamilton segue em busca de seu primeiro pódio desde que chegou à escuderia.