F1: McLaren tem carros desclassificados no GP de Las Vegas
FIA confirma desclassificação dupla da McLaren por irregularidade e embaralha ainda mais a disputa pelo título na reta final da temporada
Após horas de espera, a FIA divulgou o veredito e desclassificou os dois carros da McLaren no Grande Prêmio de Las Vegas. A decisão ocorreu porque a espessura da prancha (assoalho) dos carros de Lando Norris e Oscar Piastri estava abaixo do limite mínimo de 9 mm estabelecido pelo regulamento.
Logo após a premiação, o carro de Lando Norris foi escolhido para a inspeção aleatória de rotina da FIA. Muitos imaginaram que a verificação estivesse relacionada ao problema de combustível enfrentado pelo britânico no fim da corrida. No entanto, a avaliação encontrou outra irregularidade — e um documento posteriormente revelou que tanto o carro de Norris quanto o de Piastri estavam fora das especificações.
A decisão só foi confirmada na manhã de domingo, deixando jornalistas e torcedores aguardando por horas o resultado oficial. Com isso, a briga pelo título fica ainda mais acirrada. Agora, Lando Norris soma 390 pontos e mantém uma vantagem de 24 sobre Oscar Piastri e Max Verstappen, ambos com 366.
DOC 58 - Infringement - Car 81 - Technical non-conformity (Plank Assembly) (Corrected) https://t.co/nVLPv627jK #LasVegasGP #F1 #FIA pic.twitter.com/VROp5KbNv7
— FIA (@fia) November 23, 2025