F1: McLaren lidera o primeiro treino livre para o GP da Holanda
Na volta das férias da categoria, a grande surpresa ficou por conta da Aston Martin, que ocupou o terceiro e quarto lugares no TL1
Aconteceu hoje, no dia 29 de Agosto o primeiro Treino Livre para o Grande Prêmio da Holanda. Foi a primeira atividade de pista da categoria em três semanas, já que tivemos as férias de verão. As Mclarens voltaram das férias e continuaram sua dominância. Lando Norris e Oscar Piastri colocaram meio segundo para o terceiro colocado, Lance Stroll.
A sessão começou agitada, com a maioria dos pilotos indo para a pista logo no início, muito por conta das férias, para se habituar novamente ao carro, mas também devido à previsão do tempo, que indica ventos fortes e chuva, principalmente no sábado, dia da classificação para a corrida de domingo.
Nos primeiros cinco minutos, o dono da casa, Max Verstappen, cravou o melhor tempo com 1min12s678, seguido por Nico Hulkenberg e Lando Norris, todos de pneus médios. Já no meio da tabela, os pilotos pareciam estar forçando um pouco mais. Lewis Hamilton rodou na curva 3 e, na mesma volta, Yuki Tsunoda e Kimi Antonelli também escaparam. O italiano acabou preso na brita, gerando a primeira bandeira vermelha do dia.
A pista foi liberada rapidamente, e Carlos Sainz, Alexander Albon e Fernando Alonso surpreenderam ao marcar o 2º, 3º e 4º tempos. O brasileiro Gabriel Bortoleto, naquele momento, a 40 minutos do fim da sessão, aparecia em 10º lugar. Já as Ferraris, segunda colocada no campeonato de construtores, ocupavam apenas o 12º e o 13º posto.
Passada a metade da sessão, as equipes começaram a trocar os compostos pelos macios. Lando Norris e Oscar Piastri registraram os primeiros tempos na casa de 1min10s. Carlos Sainz era o 3º colocado, seguido por Hulkenberg e pela dupla da Ferrari, que seguia distante, cerca de 1.6s atrás da McLaren.
Faltando 15 minutos para o fim do primeiro Treino Livre, todos os carros estavam nos boxes, provavelmente se preparando para sair em simulação de corrida, com pneus médios e tanque mais pesado de combustível. Nesse momento, nuvens carregadas já se aproximavam do circuito. A previsão meteorológica indica chuva na segunda sessão, marcada ainda para hoje, às 11h (horário de Brasília).
A sessão terminou com as McLaren na frente: Lando Norris em primeiro e Oscar Piastri em segundo, seguidos pela surpresa do dia, Lance Stroll e Fernando Alonso. Completaram o top 10: Alexander Albon, Max Verstappen, George Russell, Carlos Sainz, Gabriel Bortoleto e Pierre Gasly.
Confira a classificação completa do TL1 da Holanda:
Acompanhe a cobertura completa do GP de Zandvoort aqui no Parabólica.