F1: Max Verstappen vence a Sprint na Bélgica; Gabriel Bortoleto fica em 9
Tetracampeão mundial tomou a ponta na primeira volta e não perdeu mais, apesar de pressão das McLarens
Max Verstappen foi o vencedor da corrida Sprint que aconteceu hoje, em Spa-Francorchamps, na Bélgica. O tetracampeão mundial assumiu a liderança na primeira volta e não cedeu à pressão de Oscar Piastri durante toda a prova. A vitória vem em um momento importante para a equipe, já que este é o primeiro fim de semana de Laurent Mekies no comando da RBR, após a demissão de Christian Horner.
Antes mesmo de a Sprint começar, Pierre Gasly, da Alpine, já enfrentava problemas. A equipe detectou um defeito no carro, provavelmente um vazamento de água, e optou por recolhê-lo aos boxes para o conserto. Gasly acabou largando dos boxes, com duas voltas de atraso. A largada ocorreu às 7h (horário de Brasília).
A largada foi protocolar. Piastri ainda liderava na primeira curva, mas perdeu a posição para Max Verstappen ao final da reta Kemmel. Quem também se aproveitou foi Charles Leclerc, que assumiu o terceiro lugar de Lando Norris. Os demais pilotos não realizaram ultrapassagens entre si. O brasileiro Gabriel Bortoleto largou bem e manteve a nona posição.
Na quarta volta, com o DRS ativado, Lando Norris retomou a terceira posição que havia perdido para Leclerc. Oscar Piastri também atacava o líder Max Verstappen, mas sem sucesso. Com isso, Norris conseguiu se aproximar do companheiro de equipe. Leclerc, Ocon, Sainz, Bearman e Hadjar completavam os oito primeiros colocados, que pontuam na Sprint.
Na última volta, ambas as McLarens estavam a menos de um segundo do líder, Max Verstappen, mas não conseguiram a ultrapassagem sobre o holandês. Oscar Piastri e Lando Norris completaram o pódio. A próxima sessão da categoria é a classificação para o Grande Prêmio, às 11h deste sábado, 26.