Script = https://s1.trrsf.com/update-1733861710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

F1: Leclerc vence em Austin e Verstappen segura liderança

Leclerc vence corrida em Austin e mantém esperanças de melhores resultados. Norris força mas nao consegue tirar diferença para Verstappen

20 out 2024 - 17h44
(atualizado às 17h48)
Compartilhar
Exibir comentários
Leclerc vence em Austin e começa a pensar em dias melhores
Leclerc vence em Austin e começa a pensar em dias melhores
Foto: Ferrari

Na volta das atividades da F1, a Ferrari acabou sendo muito mais estratégica do que a concorrência e conseguiu fazer uma dobradinha até certo ponto inesperada em Austin. Após o bom desempenho de Sainz na Sprint, desta vez foi Leclerc que se deu bem e chegou no ponto mais alto do pódio.

A vitória de Leclerc começou a ser desenhada na largada, quando o monegasco aproveitou o espaço pela briga entre Norris e Verstappen. O britânico conseguiu até largar bem e saiu na frente da Red Bull. Porém, deixou aberta a porta para Verstappen e ele lançou na primeira curva. Ganhou a posição, só que ambos espalharam demais e a Ferrari se lançou.

Mesmo com a pouco usual escapada de Hamilton, que levou à entrada do Carro de Segurança, a situação acabou se mantendo. Sainz chegou a lançar contra os dois, mas manteve atrás.

A partir daí, se iniciou uma situação de ver quem geria melhor os pneus. Em um dia extremamente quente, a Pirelli deixou na sugestão de 2 paradas, usando compostos médios e duros. Mas os times procuraram esticar  o uso. Na frente, quem começou a parar foi Sainz, que antecipou a parada na volta 21. E aproveitou para ganhar tempo aí em relação à concorrência.

Leclerc, que estava a uma boa diferença de Verstappen, parou na volta 25, com Verstappen fazendo seu trabalho na volta seguinte. Aí, a McLaren procurou fazer sua aposta: Tanto Norris quanto Piastri  seguraram o ritmo para tentar ficar mais tempo na pista e conseguir a vantagem de ter pneus mais novos ao final da prova. Resultado: ambos ficaram cerca de mais  7 voltas na pista.

Resultado: Norris voltou cerca de 7 segundos atrás de Verstappen e veio tentando tirar a diferença. Os pneus da McLaren estavam sim em melhores condições e na aultra da volta 46, o britânico se pôs em condições de tentar a ultrapassagem.

Mesmo podendo usar a asa móvel, Norris não conseguia fazer um ataque incisivo, pois Verstappen conseguia se defender usando a bateria de energia, que é uma das grandes qualidades da unidade de força da Honda. Mas na volta 52 nao teve jeito: Norris forçou a passagem na reta oposta e ganhou a terceira posição. Porém os comissários deram uma punição de 5 segundos pelo fato de considerarem a manobra do britânico complicada por deixar Verstappen do lado de fora da pista. Por pouco maise de nove décimos, Norris não manteve a posição

No fim, Charles Leclerc conseguiu a sua terceira vitória na temporada e a oitava na carreira. Com Sainz chegando em segundo, a Ferrari ganhou mais pontos que a concorrência e pode pensar sim em dias melhores nos Construtores. Enquanto isso, Verstappen consegue abrir mais 3 pontos e aumenta sua diferença para Norris em um momento crucial da temporada (57 pontos).

De resto, a observar as ótimas provas de Liam Lawson (9º lugar) e Franco Colapinto (10º lugar)

Resultado final GP dos EUA
Resultado final GP dos EUA
Foto: F1
Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade