F1: Lando Norris lidera TL2 conturbado na Holanda
Lando Norris comandou o Treino Livre 2 na Holanda, que foi interrompido várias vezes devido a acidentes e bandeiras vermelhas.
Lando Norris dominou o conturbado Treino Livre 2 em Zandvoort, na Holanda, marcado por bandeiras vermelhas e incidentes de outros pilotos. Fernando Alonso e Oscar Piastri completaram o top 3 em um dia cheio de imprevistos.
O treino começou com bastante movimentação na pista. Assim que os boxes foram liberados, formou-se uma fila de carros devido à possibilidade de chuva. Alguns pilotos saíram com pneus médios e duros, enquanto Kimi Antonelli aproveitou para testar os compostos macios pela primeira vez no fim de semana, antecipando que o clima poderia atrapalhar o restante da preparação.
O cenário ficou ainda mais agitado com o forte acidente de Lance Stroll na curva inclinada. O canadense perdeu o controle do Aston Martin após travar as rodas e bateu de frente nas barreiras. Apesar do impacto, ele confirmou pelo rádio que estava bem e saiu do carro sem ajuda, mas o incidente gerou bandeira vermelha.
Pouco depois, Isack Hadjar também teve problemas: ele parou na pista após avisar no rádio que estava sem potência. A equipe ordenou que o carro fosse estacionado na pista, e os comissários precisaram empurrá-lo de volta, evitando outra bandeira vermelha.
As equipes conseguiram aproveitar parte do tempo de pista, já que as nuvens mais escuras passaram sem provocar chuva significativa. Hamilton girou 360° na curva 9 ao levar muita velocidade e tocar a brita com a roda traseira, mesmo com pneus novos, gerando risco de flat-spot.
Norris voltou a pista com pneus macios para melhorar seu tempo, enquanto Bearman terminou em segundo e Hulkenberg liderou momentaneamente com 1m11.080s nos pneus macios.
O treino voltou a ser interrompido por bandeira vermelha, desta vez causada por Alex Albon. O piloto da Williams escapou na curva 1, foi parar na brita e acabou tocando levemente as barreiras, danificando a asa dianteira e ficando preso, o que exigiu a retirada de seu carro da caixa de brita.
Quando o sinal verde foi liberado, Antonelli encostou a roda traseira na brita, levantando bastante sujeira, mas conseguiu manter o carro em linha reta sem perder o controle.
Ele ainda estava com os pneus macios e pressionava forte, preparando-se para a classificação de amanhã, que na época estava prevista para tempo seco, antes da sessão ser interrompida por bandeira vermelha.
Após várias interrupções, parecia que as voltas rápidas já haviam sido definidas, tornando improvável que alguém conseguisse superar Lando Norris. No ano anterior, ele havia se destacado neste circuito, conquistando a pole e uma vitória dominante.
O piloto manteve o ritmo que tinha mostrado na Hungria, onde venceu três das últimas quatro corridas, e deixou o companheiro de equipe com pontos importantes para analisar.
A Ferrari evoluiu. Após uma sessão inicial complicada, a Ferrari teve desempenho melhor nesta etapa. Ambos os carros ficaram entre os 10 primeiros, e Hamilton poderia ter ido ainda melhor não fosse o spin que desgastou seus pneus macios.
O Treino Livre 3 e a classificação estão marcados para amanhã, sábado, 30 de agosto. O TL3 começa às 06h30 e a classificação às 10h00. Fique por dentro de tudo aqui.