Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

F1: FIA teria confirmado legalidade do motor Mercedes, diz site

Federação realizou verificações estáticas sob alta temperatura e encerra polêmica sobre a taxa de compressão

12 fev 2026 - 10h12
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação / Mercedes AMG F1

A longa controvérsia envolvendo o motor Mercedes chegou ao fim após meses de tensão nos bastidores da Fórmula 1. Segundo o site AutoSprint, A FIA já realizou novos testes técnicos, conduzidos de forma reservada, e concluiu que o V6 está dentro dos limites estabelecidos pelo regulamento de 2026.

Atendendo à principal exigência dos fabricantes rivais, a FIA adotou testes estáticos com o motor aquecido, simulando as condições reais de funcionamento. Mesmo nessas circunstâncias, a unidade de potência da Mercedes respeitou o limite máximo de taxa de compressão de 16:1, inferior ao patamar de 18:1 permitido até o fim de 2025.

A iniciativa encerra a ofensiva liderada inicialmente pela Honda e que depois ganhou o apoio de Ferrari, Audi e, em um segundo momento, da Red Bull. As quatro montadoras pressionavam a FIA por uma mudança nos critérios de verificação, na tentativa de comprovar uma suposta irregularidade da Mercedes.

O novo cenário ajuda a explicar a mudança de tom de Toto Wolff. Antes combativo e alinhado a uma postura mais dura da cúpula da Mercedes, o chefe da equipe agora adota um discurso conciliador. “Estamos em conformidade. Se a governança decidir por ajustes no regulamento, aceitaremos. Não vamos processar a FIA”, afirmou, reconhecendo que eventuais mudanças poderiam causar algum impacto técnico, ainda que limitado.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade