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Efeito Mekies: como a Red Bull se reencontrou na F1

Com calma e pinta de cientista maluco, Laurent Mekies chegou em um momento delicado na Red Bull e vai levando o time a um porto seguro

21 out 2025 - 16h01
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Laurent Mekies: de bombeiro a timoneiro na Red Bull
Laurent Mekies: de bombeiro a timoneiro na Red Bull
Foto: Red Bull Content Pool

Causou surpresa na F1 a saída de Christian Horner do comando da Red Bull logo após o GP da Grã-Bretanha. Mesmo com todo o histórico de formação do time e conquistas ao longo do tempo, o desgaste natural dos 20 anos de trabalho, o ruído criado com a acusação de assédio e as aparentes diferenças com os Verstappen, uma mudança feita no meio da temporada se mostrou uma ação firme e ousada pelo comando da Red Bull.

Mais surpresa ainda veio com a confirmação de quem seria o substituto na função: o francês Laurent Mekies, que estava no comando da Racing Bulls, o time B do “mundo Red Bull”.

Não foram poucas as vozes que questionaram a escolha feita pelos taurinos. Embora um profissional que tenha experiência em várias frentes, inclusive a Ferrari, não se notava que Mekies estivesse à altura do posto. Até porque, quando esteve nas fileiras italianas, esteve envolvido com as ações da parte esportiva do time, funcionando como o nº 2 na época de Mattia Binotto.

Com a sua pinta de cientista maluco de desenho animado, Mekies foi dando sua linha de ação na Red Bull. Naquele momento, o objetivo era manter a estrutura funcionando, fazer o mínimo de balanço no barco e dar uma direção para o time, já que ainda havia chance de salvar o ano e dar andamento ao projeto de 2026.

Cabe lembrar que Mekies não era um estranho no mundo Red Bull: o francês bateu ponto na antiga Toro Rosso de 2005 a 2014, vindo da Minardi, onde estava desde 2002. O início de carreira foi como engenheiro de pista e assim foi até 2014, quando foi chamado para a FIA, assumindo posto na área de segurança. Aí, chegou a ser considerado para ter funções que eram de Charlie Whiting.

A experiência na FIA e na Ferrari deu a complementação à função de pista. E traz ganhos neste momento da Red Bull. Afinal de contas, não deixou de ser uma tremenda diferença de abordagem: Mekies é engenheiro e teve contato não só com pista, mas também com os bastidores, enquanto Horner, mesmo com um passado de piloto, era mais um empresário.

Mekies aparentemente tornou o ambiente mais tranquilo, especialmente com Verstappen. Aqui, o passado como engenheiro de pista pode ter ajudado neste momento, já que Verstappen é um daqueles que gostam de tratar aspectos técnicos do carro o tempo todo.

Além disso, o francês mudou algumas premissas, como dar mais atenção a Tsunoda, que já conhecia da Racing Bulls, dando peças mais atualizadas, usar um programa de treinos diferente, usando mais potência e experimentando algumas soluções, bem como dar um pouco mais de ênfase no “salvamento” do RB21.

Algumas das peças trazidas para a pista ajudaram a “destravar” o desempenho do RB21, que desde o início do ano mostrava potencial, mas que ainda não deixava Verstappen tão seguro para acelerar, bem como tratar os pneus. Um pacote trazido inicialmente na Holanda e complementado na Itália, com nova asa dianteira e assoalho, fez maravilhas, deixando uma traseira mais controlável para os pilotos.

Essas ações acabaram também por ajudar a Red Bull a tratar melhor a questão da correlação dos dados de pista com os obtidos no túnel de vento e no simulador. Como é de conhecimento geral, o atual túnel usado tanto pela Red Bull quanto pela Racing Bulls é datado da década de 50 (mesmo com atualizações feitas ao longo dos anos), e o novo só ficará pronto em meados de 2026.

Mesmo com o trabalho de desenvolvimento do RB21 sendo mais “esticado”, o RB22 pode se beneficiar dessas ações. Afinal, nos últimos tempos, a Red Bull tem que trabalhar muito entre sexta e sábado para poder confrontar os dados obtidos originalmente e aqueles gerados em pista.

As atualizações viriam de qualquer forma, mesmo estando Horner no comando. Mas a abordagem e o clima são outros. Ainda pode se atribuir o “efeito novidade” às mudanças na Red Bull, mas que a chegada de Laurent Mekies trouxe uma lufada de ar fresco aos taurinos é inegável. O francês reduz sua importância, mas vem resolvendo no curto prazo.

Parabólica
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