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Como funciona o procedimento das luzes de largada na F1

A categoria mais tecnológica do automobilismo não usa um sistema automático de luzes na largada, mas existem bons motivos para isso

13 set 2025 - 17h06
(atualizado em 13/11/2025 às 15h27)
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As famosas luzes vermelhas da F1
As famosas luzes vermelhas da F1
Foto: Divulgação / F1

Na F1, existem poucos momentos mais emocionantes que uma largada. O sistema atual foi adotado em 1996. Antes era feito com luzes vermelhas e verdes. Primeiro, se acendiam as luzes vermelhas, e a largada era dada com o acender das luzes verdes. Mas, em algumas corridas, isso dava problema, já que as luzes verdes poderiam não acender.

Então se verificou que um sistema de cinco luzes vermelhas que acendem em sequência e depois apagam era mais seguro, o atual “semáforo” da F1 até tem luzes verdes e também amarelas, mas só são usadas quando os pilotos saem para volta de aquecimento ou quando a largada é abortada. Outro ponto implementado foi a automatização: existia um tempo pré-determinado para as luzes apagarem. Isso durou até 1999.

A partir de 2000, Charlie Whiting, diretor de prova, começou a operar o sistema manualmente, comandando quando as luzes acendiam e apagavam, dando maior imprevisibilidade. Depois da morte de Whiting, existe um cargo de Starter, um funcionário da FIA que faz esse serviço em todas as corridas, como msotra o vídeo abaixo: 

Parabólica
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