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Bottas vence sprint na F1, mas larga em último na Itália

Finlandês vence de ponta a ponta, mas tem punição a cumprir na corrida. Hamilton larga mal e vê distância para Verstappen aumentar

11 set 2021 - 12h45
(atualizado às 13h36)
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Bottas em Monza.
Bottas em Monza.
Foto: Mercedes-AMG / Twitter

O Grande Prêmio da Itália é apenas a segunda vez na história da Fórmula 1 em que o grid de largada é decidido em uma corrida curta (sprint). A outra vez que esse formato de fim de semana aconteceu foi em Silverstone, no GP da Inglaterra desse ano. E, se formos traçar algum paralelo entre as duas edições da sprint, não há como ser outro: o prejuízo de Lewis Hamilton. 

Em Silverstone, o inglês da Mercedes partiu do primeiro lugar do grid, mas largou mal e perdeu a posição para Max Verstappen. Dessa vez, ele saiu do segundo posto e largou ainda pior. Chegou a cair para o sexto lugar, mas ficou em quinto após o problema de Pierre Gasly. 

Valtteri Bottas venceu com tranquilidade e garantiu 3 pontos. Mas ele não larga da pole amanhã pois trocou o motor para esse fim de semana, o que o obriga a largar do último lugar como punição. Sorte de Max Verstappen, que além dos 2 pontos conquistados com o segundo lugar na sprint, larga no 1º posto amanhã e vê seu rival partir apenas do 4º lugar. 

Golpe duro para a Mercedes, que foi mais rápida em todas as sessões em Monza e tinha em mãos a chance de fazer uma dobradinha na sprint. O cenário estava montado para Hamilton retomar a ponta do campeonato, mas o inglês termino o dia 2 pontos mais distante do rival da Red Bull após não pontuar na sprint. 

Como aconteceu 

Enquanto Bottas largou bem e manteve a ponta, Hamilton destracionou e perdeu posições para Verstappen, Daniel Ricciardo, Lando Norris e Pierre Gasly, caindo para 6º em poucos metros. 

E se alguém pensou que os pilotos pudessem ser cautelosos pensando na corrida de domingo, a largada mostrou o contrário. Ainda na primeira chicane, Gasly deu um toque em Ricciardo e danificou a asa dianteira de seu AlphaTauri. Sem pressão aerodinâmica, ele foi reto na Curva Grande, em batida poderia ter sido mais forte caso a brita não segurasse o carro. No fundo do pelotão, Yuki Tsunoda e Robert Kubica se enroscaram. Safety car na pista. E enorme prejuízo para a AlphaTauri para a corrida principal. 

A relargada, na volta 4, foi limpa, tendo como maior destaque uma disputa entre Fernando Alonso e Sebastian Vettel entre a Curva Grande e as Curvas di Lesmo, que trouxe à memória as batalhas que ambos travaram nesse mesmo trecho quando corriam por Ferrari e Red Bull, uma década atrás. 

Entre as voltas 9 e 10, Sérgio Perez, Lance Stroll e Alonso brigaram pelo 9º lugar, com o mexicano da Red Bull levando a melhor. Hamilton andou próximo de Lando Norris por mais da metade das 18 voltas, mas não conseguiu atacar. 

Bottas controlou o ritmo e venceu sem sustos. Verstappen veio logo atrás e, pelas circunstâncias, é o grande vencedor do dia. Em entrevista asssim que saiu do carro, ele disse: “foi melhor que o esperado.” E, radiante, continuou. “Fizemos uma boa largada e amanhã começo da pole. Vai ser interessante!”. 

Completam o top-10: Ricciardo, Norris, Hamilton, Leclerc, Sainz, Giovinazzi, Perez e Stroll. Alonso terminou em 11º, mas parte do 10º lugar pela punição de Bottas. A corrida acontece neste domingo (12), com largada programada para as 10h. 

Parabólica
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