PUBLICIDADE

A jornada de Verstappen na conquista do bi da F1 em 2022

Relembre como Max Verstappen performou em cada uma das 18 corridas necessárias para construção de seu bicampeonato mundial de F1

9 out 2022 - 05h42
(atualizado às 12h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Verstappen se sagou bicampeão mundial de Fórmula 1.
Verstappen se sagou bicampeão mundial de Fórmula 1.
Foto: Red Bull / Twitter

Ao contrário de 2021, ano de seu primeiro título, quando teve que lutar (literalmente) até a última volta do campeonato para se sagrar o campeão, Max Verstappen teve uma conquista tranquila em 2022.Com desempenho arrebatador, o holandês não deu chances aos demais e se sagrou bicampeão mundial de Fórmula 1 com quatro corridas de antecedência.

É inegável que o ótimo projeto da Red Bull facilitou as coisas, mas apenas pilotos do calibre de Verstappen conseguem extrair tudo do carro com a constância e a tranquilidade demonstradas ao longo da temporada. Pilotos desse nível fazem bons carros ficarem ainda melhores. E é exatamente isso que estamos testemunhando em 2022.

Com o título sacramentado, relembre a jornada do bicampeonato de Verstappen nas 18 corridas até aqui:

Verstappen celebra vitória em frente à sua torcida, na Holanda.
Verstappen celebra vitória em frente à sua torcida, na Holanda.
Foto: Red Bull / Twitter

1 - Começo problemático no Bahrein

Verstappen era 2º depois de bela briga com Charles Leclerc. O lugar no pódio parecia garantido, até que sua unidade de potência perdeu força e o obrigou a abandonar a poucas voltas do fim. Para piorar o dia da Red Bull, Perez também abandonou apenas uma volta depois

2 - A primeira vitória

Na Arábia Saudita, nova briga com Leclerc, mas dessa vez foi Verstappen quem levou a melhor. Sem problemas no carro, o piloto da Red Bull cruzou a linha em 1º e venceu sua primeira na temporada.

3 - O fantasma da confiabilidade

Assim como no Bahrein, o RB18 apresentou problemas e quebrou. A confiabilidade parecia ser o calcanhar de Aquiles da Red Bull. A essa altura, Verstappen saía da Austrália apenas em 6º no campeonato, com 25 pontos contra 71 de Leclerc. Para muitos – inclusive dentro da Red Bull – a diferença já parecia grande demais para sonhar com o título.

Max Verstappen no GP da Austrália: começo de ano foi difícil.
Max Verstappen no GP da Austrália: começo de ano foi difícil.
Foto: Red Bull / Twitter

4 - O começo da virada

Em Ímola, casa da Ferrari, Verstappen estragou a festa italiana ao fazer a pole, vencer a sprint e a corrida principal. O mau fim de semana da equipe rival fez o moral inverter, e Verstappen entrou em uma tendência de alta que se mostraria irreversível.

5 - Vitória na estreia do GP de Miami

Mesmo largando atrás dos carros da Ferrari, Verstappen apresentou ritmo de corrida melhor, superou ambos e venceu sua segunda prova seguida, encurtando a distância para o então líder Leclerc.

6 - Virada dupla consumada

Na Espanha, os sinais eram claros de que as coisas haviam se invertido entre Ferrari e Red Bull – tanto no sentido literal quanto no figurado. Mesmo largando outra vez fora da pole, Verstappen venceu e trouxe Perez para uma dobradinha. No lado vermelho, Leclerc havia saído da ponta, mas sofreu uma quebra, enquanto Sainz errou e ficou de fora do pódio. Pela primeira vez no ano, Verstappen liderava o mundial de pilotos e a Red Bull o de Construtores.

7 - Sem vitória, mas no lucro

Nas ruas de Mônaco, Verstappen teve atuação discreta e contou com a sorte para não sofrer prejuízos no campeonato. Largou em 4º e viu Leclerc, seu rival na luta pelo título, sair da pole mais uma vez. Mas a Ferrari fez uma estratégia confusa com o monegasco e o jogou para 4º, atrás justamente de Verstappen.

A primeira vitória foi na Arábia Saudita.
A primeira vitória foi na Arábia Saudita.
Foto: Red Bull / Twitter

8 - Cenário ideal no Azerbaijão

Como virou tradição em 2022, Leclerc fez a pole e não venceu. No Azerbaijão, ele sofreu mais uma quebra e deixou o caminho livre para Verstappen faturar mais uma vitória. Já era 34 pontos de folga sobre o ferrarista, com Perez entre os dois na tabela de classificação.

9 - Situação mais confortável do que nunca

Com pista molhada no sábado, Verstappen fez a pole no Canadá. A vitória parecia fácil, mas veio com doses de emoção. Um safety car na parte final juntou todos os carros e deu a chance que Sainz queria para atacar Verstappen. Mas o holandês se segurou bem e venceu, ampliando ainda mais a vantagem sobre Perez, que abandonou, e Leclerc.

10 - Dia ruim em Silverstone e 6 pontinhos na bagagem

Verstappen largou em 2º, passou Sainz ainda nos estágios iniciais da prova e caminhava para mais uma vitória. Mas um furo de pneu o forçou a uma parada extra. Na volta à pista, a Red Bull detectou um problema na carenagem do carro, que fez o holandês perder rendimento. O 7º lugar ficou longe dos sonhos, mas minimizou o prejuízo com alguns pontos.

11 - 2º lugar ficou de bom tamanho no Red Bull Ring

Na casa da Red Bull, Verstappen foi pole e vencedor da sprint. Mas Leclerc, que largou em 2º, superou o holandês por três vezes durante a corrida e venceu, mesmo com problemas no pedal do acelerador. Sainz também chegou a superar Verstappen brevemente, mas viu seu motor explodir logo depois. No fim das contas, o 2º lugar foi o melhor que Max pôde fazer em um dia inspirado do piloto e do time rivais.

Vitória na França abriu deu vantagem confortável no cameponato.
Vitória na França abriu deu vantagem confortável no cameponato.
Foto: FIA / Twitter

12 - Merci beaucoup, Monsieur Leclerc

Duas corridas seguidas sem vitória foi o máximo que Verstappen ficou longe do degrau mais alto do pódio em 2022. Mas poderiam ser três, não fosse o erro bobo de Leclerc na França, quando jogou a própria corrida no lixo e entregou a vitória de bandeja para o rival, que pôs fim ao “longo” jejum.

13 - Uma mão na taça

Largando apenas em 10º na Hungria, Verstappen fez boa corrida de recuperação e venceu com alguma folga sobre Lewis Hamilton. O sabor da vitória ficou ainda melhor graças ao erro de estratégia da Ferrari, que tinha tudo para vencer mas terminou com seus dois carros fora do pódio.

14 - Jogando no modo fácil

Mostrando que está mesmo em outro nível em 2022, Verstappen brincou na Bélgica. Em festival de punições, ele largou em 14º, mas em apenas 12 voltas já era o líder. A vitória acachapante tornou o título uma mera questão de “quando”, e não de “se”.

Max Verstappen em Spa-Francorchamps.
Max Verstappen em Spa-Francorchamps.
Foto: Red Bull / Twitter

15 - Vitória em casa e festa laranja

Se Verstappen havia vencido duas seguidas largando do meio ou do fim do grid, seria difícil imaginar outro resultado que não a vitória largando da pole em casa. Pois foi isso que aconteceu. A Mercedes até apresentou alguma resistência ao arriscar estratégia diferente com Hamilton, mas a festa foi mesmo holandesa. A gordura na tabela já passava de 100 pontos.

16 - Sem pole? Sem problema

Mais uma vez, Verstappen se viu longe da primeira fila do grid. Partindo do 7º lugar em Monza, não demorou para ele superar os carros à frente e vencer, melando a festa da Ferrari nos 100 anos do tradicional circuito italiano

17 - Corrida sem brilho na iluminada (e chuvosa) noite de Singapura

Um erro da Red Bull na classificação fez Verstappen largar apenas em 8º. Mesmo com o bom histórico de corridas de recuperação, nas ruas de Singapura história é outra – ainda mais com pista molhada. Apesar de algumas ultrapassagens, um erro devolveu Verstappen para o fim da zona de pontuação, terminando em 7º.

18 - Vitória categórica consagra ano perfeito

No Japão, a corrida foi atrasada em duas horas em razão da chuva. Quando finalmente a largada foi autorizada, Verstappen esteve em outro nível: em menos de 40 minutos abriu, quase meio minuto de vantagem e venceu com folga. O 2º era Leclerc até a última curva, quando o monegasco errou e acabou punido pro prejudicar Perez. A punição só foi dada após a corrida e acabou valendo o título a Verstappen.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade