Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ferrari é campeã mundial de endurance pela primeira vez em 53 anos

Toyota quebra jejum com 1-2 no Bahrein; Ferrari leva pilotos e construtores pela primeira vez desde 1972 na final da temporada 2025.

8 nov 2025 - 16h38
Compartilhar
Exibir comentários
Ferrari é campeã de construtores e de pilotos
Ferrari é campeã de construtores e de pilotos
Foto: Twitter / Ferrai Hypercar

A Toyota Gazoo Racing encerrou a temporada 2025 do FIA WEC com vitória nas 8 Horas do Bahrein, realizada no Circuito Internacional do Bahrein. O carro #7, pilotado por Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries, cruzou a linha de chegada em primeiro, marcando a primeira vitória da equipe japonesa no ano. O #8, de Brendon Hartley, Sébastien Buemi e Ryo Hirakawa, completou em segundo, garantindo dobradinha.

A Ferrari AF Corse selou o título de construtores na classe Hypercar, o primeiro no topo do endurance mundial desde 1972. No campeonato de pilotos, o trio do #51, composto por James Calado, Antonio Giovinazzi e Alessandro Pier Guidi, confirmou o título ao terminar em quarto lugar. Eles entraram na etapa final com 13 pontos de vantagem sobre o #83 AF Corse, de Robert Kubica, Phil Hanson e Yifei Ye, que fechou em quinto.

O #50 Ferrari, com Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen, terminou em terceiro, garantindo o 1-2-3 da Ferrari no campeonato de pilotos. Uma troca de posições entre os dois carros oficiais nas voltas finais assegurou a pontuação nescessária para o feito.

A corrida começou com Mike Conway mantendo a pole position no #7 da Toyota nas duas primeiras horas. Brendon Hartley assumiu a liderança no #8 após a primeira parada, usando estratégia de reabastecimento leve e pneus não trocados. Conway recuperou a ponta na segunda hora, com instrução da equipe para troca de posições.

Antonio Giovinazzi, no #51 Ferrari, subiu para segundo ao capitalizar quedas de ritmo do #8 e ultrapassagens sobre os Peugeot #93 e #94. Paul di Resta rodou o #93 na saída da curva 13 ao negociar tráfego, perdendo posições. Loïc Duval manteve o #94 em terceiro inicialmente, mas foi ultrapassado por Giovinazzi nos pits.

No meio da prova, um safety car foi acionado após Thomas Flohr bater o #54 Vista AF Corse Ferrari LMGT3 na curva 3, ao ser tocado por Jenson Button no #38 Cadillac Hertz Team JOTA. Button, que fez sua ultima prova oficial no automobilismo antes de sua aposentadoria, recebeu como punição um stop-go de 30 segundos. No reinício, Alex Riberas levou o #009 Aston Martin Valkyrie à liderança, passando Sébastien Buemi e Nyck de Vries com pneus novos. Foi a primeira vez que um Aston Martin liderou uma corrida do WEC em 2025.

Riberas recebeu drive-through por infração em Virtual Safety Car, devolvendo a liderança à Toyota. Outro safety car na hora final, causado por Dries Vanthoor no #15 BMW M Hybrid V8 com suspeita de quebra de suspensão, neutralizou a prova a 35 minutos do fim.

Vitória nas 8h do Bahrein foi a única da Toyota em 2025
Vitória nas 8h do Bahrein foi a única da Toyota em 2025
Foto: Twitter / Toyota Gazoo Racing

Durante a paralisação, a Toytoa realizou a ultima parada de ambos os carros, praticamente garantindo a dobradinha, que se concretizou com a vitória do #7 e o segundo lugar do #8. Os carros japoneses foram seguidos pelos campeões mundiais, que fecharam o pódio com o #50 e o top-5 com o #51 e #83.

Na LMGT3, o #87 Akkodis ASP Lexus consolidou uma vitória dominante, a segunda da temporada após o triunfo em Interlagos. José María López, Petru Umbrarescu e Clemens Schmid souberam gerir estratégias de pneus e stints para se manterem à frente, com López ampliando a vantagem após o safety car na metade da prova e Schmid cruzando a linha de chegada com margem confortável sobre o pelotão.

Enquanto isso, o Porsche #92 da Manthey 1stPhorm celebrou o bicampeonato consecutivo na classe. Richard Lietz, Riccardo Pera e Ryan Hardwick, que entraram na etapa com 11 pontos de folga sobre o #21 Vista AF Corse, precisaram apenas de um quarto lugar na prova para selar o título. Hardwick cumpriu seu tempo mínimo de pilotagem em um stint triplo no início, permitindo que Pera e Lietz focassem na consistência e na defesa de posição contra rivais como o #27 Heart of Racing Aston Martin e o #33 TF Sport Corvette.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade