Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

F3: Brad Benavides surpreende e conquista pole em Spa-Francorchamps; Rafa Câmara larga em segundo

Neblina atrasa sessão classificatória marcada por ritmo intenso e estreia de Benavides na pole

26 jul 2025 - 19h54
(atualizado em 26/7/2025 às 04h16)
Compartilhar
Exibir comentários
Benavides marcou a primeira pole position de sua carreira e elogiou estratégia da equipe
Benavides marcou a primeira pole position de sua carreira e elogiou estratégia da equipe
Foto: Reprodução / X

Brad Benavides conquistou sua primeira pole position na Fórmula 3 e largará na frente na etapa de Spa-Francorchamps. Piloto da AIX Racing, o americano cravou 2min04s253 e superou Rafael Câmara, líder do campeonato, que garantiu o segundo lugar. Fechando o top 3, Callum Voisin, da Rodin Motorsport, parte da terceira colocação na corrida de domingo.

Estreando na pole position, Benavides avaliou a estratégia usada pela equipe na qualificação e revelou suas expectativas para a corrida.

"Fizemos a estratégia de três jogos de pneus para a classificação, enquanto todo mundo estava com usados e eu com pneus novos. Nos cinco primeiros minutos, isso fez diferença — e foi aí que perdi todas as posições. Quando finalmente consegui entrar em ritmo, já estava preso no trenzinho do DRS e fora da zona de pontuação. Esse circuito é um cenário completamente diferente, com uma natureza totalmente distinta. Agora é olhar para frente e focar no que vem.”

Na segunda colocação, Rafa Câmara se mostrou confiante para o fim de semana:

“Estou feliz com o resultado, acho que é um bom lugar para começar as corridas. Aqui em Spa, nas corridas, dá pra jogar bastante com as estratégias. Então é um bom começo de fim de semana, mas ainda tem muita coisa pela frente, e vamos ver como vai ser", declarou o piloto.

Para a corrida sprint deste sábado (26), Câmara largará da décima primeira colocação. Na disputa pelo título do campeonato, Nikola Tsolov começa a sprint em sexto, enquanto Tramnitz, vice-líder da tabela, parte apenas de 13º. A corrida está prevista para às 04h15, horário de Brasília.

Confira como foi a qualificação:

A sessão começou às 14h (horário de Brasília) devido à neblina que cobria o circuito e impediu a realização do treino livre no horário programado. Com isso, toda a atividade de pista da Fórmula 3 foi adiada.

Após as primeiras voltas rápidas, Câmara, que já tem familiaridade com a pista devido à FRECA, assumiu a liderança com 2:05.557, ficando 0.234s à frente de Ugo Ugochukwu.

Mari Boya, o mais rápido no treino livre, chegou a figurar entre os cinco primeiros, mas teve sua volta anulada por exceder os limites de pista. Os pilotos seguiram na pista com o primeiro jogo de pneus e houve melhorias no top 10. Tasanapol Inthraphuvasak reduziu a diferença para Câmara, ficando em segundo, enquanto Alessandro Giusti marcou o terceiro melhor tempo para a MP Motorsport.

Com metade da sessão restante, todos retornaram aos boxes para colocar um novo jogo de pneus médios da Pirelli.

Um dos primeiros a sair para a segunda tentativa foi Théophile Nael, que marcou 2:05.508 e assumiu a ponta. Seu companheiro na Van Amersfoort Racing, Santiago Ramos, melhorou e conquistou o terceiro melhor tempo, 0.172s atrás do francês.

Com o restante do grid voltando à pista, Boya liderou o pelotão e marcou seu melhor tempo pessoal, mas a evolução do traçado foi intensa, resultando em grandes melhorias nos tempos.

Benavides cravou 2:04.253 e assumiu a liderança provisória com três minutos para o fim. Câmara também melhorou sua marca, mas não conseguiu superar o americano, terminando 0.106s atrás, em segundo.

Uma disputa por posição na pista foi encerrada quando Ugochukwu assumiu a dianteira do grupo para as últimas tentativas, restando menos de 30 segundos. Quase todo o grid esperava para iniciar a volta final o mais tarde possível.

No entanto, ninguém conseguiu baixar os tempos, confirmando a pole inédita de Benavides — e também a primeira da história da AIX Racing na Fórmula 3.

Câmara chegou a perder sua volta por exceder os limites de pista, mas ela foi restituída, garantindo sua segunda colocação. Voisin completou o top 3.

Roman Bilinski, companheiro de equipe de Voisin na Rodin, ficou em quarto, seguido por Martinius Stenshorne em quinto. Ugochukwu terminou em sexto, à frente de Tsolov e Inthraphuvasak, em sétimo e oitavo, respectivamente, pela Campos Racing.

Charlie Wurz e Bruno del Pino completaram os dez primeiros. Noah Stromsted foi o 11º e Freddie Slater o 12º. Slater, da Hitech TGR, largará na pole da Sprint Race com o grid invertido.

A emoção da Fórmula 3 promete mais um capítulo imprevisível em Spa.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade