Depois de Gabriel Bortoleto: quem são os próximos brasileiros na fila para a F1?
Rafa Câmara, Aurélia Nobels e Fefo Barrichello são alguns dos nomes que disputam categorias de formação
Ayrton Senna, Emerson Fittipaldi, Felipe Massa e Rubinho Barrichello: a história da Fórmula 1 está repleta de grandes pilotos brasileiros. Desde a chegada do jovem Gabriel Bortoleto a expectativa por mais representantes do País cresce cada vez mais.
Espalhados pela F2, F3 e F1 Academy, sete nomes surgem como os mais prováveis a ocupar um assento ao lado do paulista da Sauber.
Novidade na F1 Academy em 2025, Rafaela Ferreira é um dos primeiros nomes femininos apontados para o futuro do esporte. Em 2024, a catarinense disputou a F4 Brasil pela TMG Racing e se tornou a primeira mulher a vencer uma prova na categoria, com triunfo de ponta a ponta na corrida no Autódromo Velocitta, em São Paulo.
"Tudo que eu estou vivendo agora foi construído lá atrás. Os sonhos que eu tinha estão se tornando realidade, vai ser muito importante para minha carreira e é muito bom estar construindo isso com a Racing Bulls. Traz um sonho de que viver do automobilismo e fazer isso de forma profissional pode sim ser possível", declarou Rafaela ao GE, na época do anúncio de sua participação na categoria 100% feminina.
Aurelia Nobels - F1 Academy
Conquistando o título de primeira brasileira na F1 Academy, Aurelia é uma das atletas mais estimadas do esporte. Após vencer o projeto FIA Girls On Track, Nobels foi contratada pela Academia de Pilotos da Ferrari. Desde então, esteve em contato direto com os titulares da escuderia italiana e se fez presente em algumas corridas da Fórmula 1 nos boxes.
Em 2026, a jovem brasileira fará sua segunda temporada na divisão. Atualmente, Nobels ocupa a 13º posição na classificação geral, com 10 pontos, logo atrás de sua compatriota Rafa Ferreira, que acumula 15 pontos.