Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Com novidades, Itaipava GT 2011 é lançada em São Paulo

6 abr 2011 - 23h20
(atualizado em 6/4/2011 às 11h33)
Compartilhar
André Augusto

Com algumas mudanças em relação a edição 2010, a organização da Itapava GT apresentou a quinta edição da modalidade nesta terça-feira, em São Paulo, que receberá as duas primeiras provas da edição 2011. A primeira delas acontecerá neste domingo, no Autódromo de Interlagos e a segunda será disputada no circuito misto que vai ser montado no Anhembi, onde a modalidade conhecida como "carro dos sonhos" servirá como abertura para a prova principal da etapa brasileira de Fórmula Indy, que acontecerá no dia 1º de maio.

Com dez etapas - quatro em São Paulo, duas em Curitiba, além passagens por Rio de Janeiro, Londrina (PR), Campo Grande (MS) e Santa Cruz do Sul (RS) -, o sistema de pontuação para este ano foi alterado. Agora, apenas os dez primeiros colocados serão contemplados (antes, a pontuação chegava até o 15º colocado). Apesar disso, carros da GTBR3 e GTBR4 continuarão competindo juntos (os da primeira categoria são, em média, cerca de cinco segundos mais rápidos), garantindo maior número de ultrapassagens ao público.

Outra mudança foi a implementação de um dia extra de treinos livres, o que fará os motores roncarem desde a quinta-feira. Com duas corridas por etapa, os pilotos entrarão para competir em Interlagos a partir deste sábado, às 15h. No domingo, a segunda corrida acontece a partir das 12h30, com transmissão ao vivo pelo Terra.

Com as novas regras, a expectativa é de muita competitividade entre Lamborghinis, Ferraris, Vipers, Porsches, Maseratis e outros carros de luxo que estarão brigando pelos títulos das duas categorias. "A Itaipava GT vem crescendo muito nos últimos anos. Agora, aliada com essa etapa da Indy, deve atrair ainda mais público para prestigiar as corridas nesta temporada", analisa Renan Guerra, vice-campeão da categoria GTBR4 em 2010 e que estreará na GTBR3 neste ano, formando parceria com Vanuê Faria em uma Lamborghini Gallardo.

Apesar de ser uma categoria de carros de luxo, Lineu Linardi provavelmente é o único competidor da Itaipava GT com torcedores de todas as classes sociais. A bordo de um Viper, o piloto guiará o carro do Corinthians nesta temporada, assim como já havia feito em 2010. "O Corinthians é um time que atinge todas as classes sociais. É a torcida mais eclética do Brasil. Tem o Rubinho Barrichello, o ex-presidente Lula e tem gente humilde também. Espero poder representar bem esta nação de mais de 30 milhões de torcedores para elevar o nome do clube ainda mais", disse.

A prova de estreia da Itaipava GT ganhou um ingrediente a mais após o último fim de semana. Trata-se da primeira competição no Autódromo de Interlagos após a morte do piloto Gustavo Sondermann no último domingo, após batida violenta com Pedro Boesel na Curva do Café, em prova válida pela Copa Montana. Gustavo, inclusive, competiria este ano pela GTBR 4 - em 2010, correu com uma Maserati Trofeo. O piloto deverá ser homenageado tanto pela organização do evento, quanto pelos pilotos do grid, como Pedro Queirolo, que carregará a inscrição "Valeu Sondermann" no capô de seu Viper nesta etapa.

Modelos embelezam lançamento da Itaipava GT 2011:
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra