Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Austríaco não teria batido recorde de queda livre por motivo de segurança

15 out 2012 - 16h22
(atualizado às 17h12)
Compartilhar

O paraquedista austríaco Felix Baumgartner entrou para a história neste domingo ao se tornar o primeiro homem a quebrar a barreira da velocidade do som sem ajuda mecânica, subir globalmente ao ponto mais afastado da Terra e realizar o salto mais alto com paraquedas. O único recorde que esperava bater, mas não conseguiu, foi o de maior tempo em queda livre, que continua com o americano Joe Kittinger. Segundo o jornal alemão Bild, o tempo não foi batido por motivos de segurança.

Após "apenas" 4min19 de queda livre Baumgartner abriu o paraquedas, perdendo o recorde por apenas 17 segundos. De acordo com a publicação, o saltador não poderia esperar mais, pois, mesmo tendo pulado de uma altura quase 8 km maior que a de Kittinger, teria caído com baixas temperaturas e uma velocidade muito alta - 1.342 km/h. Seria um risco, portanto, prolongar mais a queda livre, tendo a possibilidade de não encontrar tempo suficiente para conseguir frear o bastante e pousar em segurança.

Baumgartner atingiu uma altura de 39.045 metros, de onde saltou da estratosfera. Após 9min03, ele pousou em segurança em território americano, ratificando os demais recordes. Em solo, disse que a marca que não foi batida "é um recorde de Joe Kittinger", prestigiando o colega que participou da equipe no projeto Red Bull Stratos.

Os objetivos do projeto eram ajudar na melhora de uma nova geração de trajes espaciais e na exploração dos efeitos sobre o corpo humano de aceleração e desaceleração supersônica, além de auxiliar o desenvolvimento de protocolos de exposição a alta altitude e alta aceleração.

Baumgartner abriu seu paraquedas após 4min19, perdendo o recorde de queda livre
Baumgartner abriu seu paraquedas após 4min19, perdendo o recorde de queda livre
Foto: Reprodução
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra