Superestrela e virgem, Lolo Jones divide opiniões e cria "efeito"
Na véspera da seletiva americana do atletismo, que vai definir as equipes para os Jogos Olímpicos de Londres, ninguém tem chamado mais atenção do que Lolo Jones: jovem, bonita e virgem - condição anunciada recentemente e motivada por, apesar dos 29 anos, só se entregar após o casamento -, ela é definitivamente o centro das atenções. Os motivos disso já começam a dividir opiniões entre as outras corredoras.
» Escolha a atleta mais bela dos Jogos Olímpicos de Londres 2012
» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos
» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres
Lolo Jones compete nas provas de velocidade com barreiras, sendo os 100 m seu principal foco. Apesar da imagem - e da história - midiaticamente atrativas, passa longe de qualquer destaque nas pistas: o máximo que conseguiu foi chegar à final nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, além de dois ouros nos 60 m com barreiras, prova não olímpica, nos Mundiais indoor de Valencia 2008 e Doha 2010. Não é surpresa que contestações apareçam por todos os lados.
Joanna Hayes, por exemplo, vê Lolo ofuscando a atual campeã olímpica dos 100 m com barreiras, Dawn Harper, assim como a campeã nacional, Kellie Wells, segundo afirmou à NBC. "Cadê o amor para todo mundo?", indagou a atleta, campeã olímpica em Atenas 2004 e que tenta um retorno de destaque às provas para Londres. Ela deve competir com Lolo Jones neste final de semana, no Estados Unidos.
Já Ginnie Crawford, bicampeã americana da prova, vê o interesse como efêmero: apesar de trazer notoriedade para o atletismo, Lolo Jones não contribui para que as pessoas entendam e "validem" a atividade. A própria atleta está ciente de que se destaque não se deve ao talento como corredora. Ao anunciar que segue virgem aos 29 anos, ela afirmou que fazer isso era mais difícil do que treinar para a Olimpíada.
Lolo também não abre mão de chamar a atenção sempre que pode: semanas depois de virar manchete no mundo todo, foi a Roma para competir na Liga Diamante, posou para foto diante de uma estátua de homem nu e colocou no Twitter com a legenda: "então é assim que é estar com um homem nu? Não é o que eu esperava".
A forte presença publicitária de Jones é um fenômeno antigo, segundo as corredoras. Joanna Heyes admitiu recentemente que se sentiu incomodada por não partilhar os holofotes com a companheira após os Jogos de Pequim, e afirmou que sequer foi lembrada pelo esforço de conseguir a classificação. Damu Cherry-Mitchell, que também competiu na China, relevou afirmando que qualquer outra atleta gostaria de ter tamanho destaque.
As corredoras americanas fazem uníssono ao afirmar que a forte exposição da rival virgem não será uma motivação extra para conquistar a vaga olímpica a partir deste final de semana. "Nós queremos fazer todas comerem poeira, não só Jones", afirmou Kellie Wells, ao afirmar que não se importA com os adversários. "Poderia ser a sua avó", exagerou: "eu quero derrubar todo mundo. Não é uma questão de 'Lolo Jones é capa da revista Outside, então tenho que vencê-la'".
Londres 2012 no Terra
O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.