Pacaembu e CBAt assinam parceria para uso do complexo
A partir de 2024, estádio de futebol em São Paulo abrirá suas portas para receber o atletismo
Tradicional estádio de futebol de São Paulo, o Pacaembu voltará a receber a prática do atletismo a partir do ano que vem. A administradora do estádio e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) assinaram um termo de intenções que prevê o uso da pista de atletismo, que será novamente instalada no complexo, por atletas desde o nível estudantil, passando por categorias de base, até o profissional.
Além disso, há a previsão de parceria para recuperação de atletas no centro de medicina esportiva do Hospital Albert Einstein, que ficará dentro do complexo. Após as obras de reforma, modernização e restauro, o Pacaembu contará com uma pista de atletismo em volta do campo de futebol. O objetivo é sediar competições de pista, como provas de meio fundo e fundo, desafios de velocidade, entre outras atividades.
“A identidade do Pacaembu é muito marcada pelo futebol, mas o complexo estará pronto para abrigar também outras práticas esportivas. Queremos que o Pacaembu seja plural e a casa de diversas modalidades. A parceria com a CBAt, o órgão máximo do atletismo, corrobora com o nosso desejo de oferecer mais opções para os atletas praticarem o esporte”, explica Eduardo Barella, CEO da Concessionária Allegra Pacaembu.
A empresa pretende ampliar a quantidade de acordos de cooperação atraindo outras modalidades esportivas para dentro do Complexo
“O Pacaembu tem potencial para receber e incentivar a prática de várias modalidades esportivas. Temos uma piscina olímpica, duas quadras de tênis e um ginásio poliesportivo a disposição das organizações esportivas e da população em geral. Estamos conversando com outras Confederações para que novos acordos sejam firmados”, afirma Bruno Souza, diretor da Concessionária.
Obras em andamento
As obras de reforma, restauro e modernização no Complexo do Pacaembu foram iniciadas em 29 de junho de 2021, seguindo o projeto aprovado pelos Conselhos Estadual e Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e pelas Secretarias Municipais competentes. O complexo será inteiramente restaurado, respeitando e renovando o conjunto arquitetônico original de 1940.
Um edifício multifuncional de nove andares, quatro deles subterrâneos, está em construção. Em três de seus pavimentos funcionará um hotel, em parceria com a UMusic Hotels, joint venture entre a Universal Music Group, líder mundial em entretenimento baseado em música, e a Dakia U-Ventures, grupo de internacional de investimentos. O Hospital Albert Einstein também ocupará o espaço com um centro de medicina esportiva.
O edifício terá, ainda, um centro de eventos e convenções para até oito mil e quinhentas pessoas; além de um amplo estacionamento em seu subsolo. A nova edificação contará, ainda, com um centro de medicina esportiva, um hub de empreendedorismo e inovação e uma unidade da Galleria Continua, uma das mais importantes galerias de arte contemporânea do mundo. O Complexo terá, também, restaurantes, cafés, bares, lojas e escritórios. E uma passarela pública elevada ligando as ruas Itápolis e Desembargador Paulo Passaláqua.
As arquibancadas Leste e Oeste também estão em obras desde o ano passado e, após a renovação, essas estruturas oferecerão mais conforto, segurança e acessibilidade aos frequentadores. Além de abrigar camarotes, uma arena de eSports, espaços para eventos e hospitalidade, novos sanitários e áreas de alimentação.