Nos 100 m, Bolt alcança 45 km/h e dá passadas de 2,43 m
Homem mais rápido do mundo, o jamaicano Usain Bolt assombra o mundo com suas atuações nas provas de 100 metros. No último domingo, em Berlim, ele levou a medalha de ouro no Mundial de Atletismo batendo o recorde em 11 centésimos: de 9s69 a 9s58. Na prova em que deixou o americano Tyson Gay para trás, Bolt alcançou 45 km/h e teve média de passadas de 2,43 metros.
» Com um recorde por ano, Bolt acha que para em 9s4
» Depois de novo recorde, Bolt vira "sobrenatural" e "galáctico"
» Qual o limite de Bolt, o homem mais rápido do mundo?
» Com "sono", Bolt vence série nos 200 m
» Lesionado, Tyson Gay desiste dos 200m
O jamaicano atingiu o máximo da velocidade perto dos 80 metros. Em média, a cada segundo, ele percorreu 10,43 metros. Em suma, isso quer dizer que a média das passadas foi de 2,43 metros, segundo informações do jornal português O Jogo.
Comparando tal rendimento ao do seu maior rival, Gay, é fácil encontrar a resposta para a vantagem demonstrada por Bolt na chegada da prova. O americano percorreu a mesma distância com 44 passadas (contra 41 do jamaicano). A cada segundo, ele fez 14 centímetros a menos do que Bolt.
A IAAF (Federação Internacional de Atletismo) e a Federação Alemã (DLV) fizeram um pacto que se chama Projeto Biomecânico Berlim 2009. O intuito disso é analisar todas as provas do Mundial com tecnologia digital.
Desta forma, chegaram a conclusão de que, na final dos 100 metros, Bolt chegou a uma velocidade de 45 km/h, entre os metros 60 e 80.
