PUBLICIDADE

Treinamento

Terra, asfalto, grama, areia ou cascalho: escolha o seu

25 jul 2012 - 09h19
(atualizado às 09h28)
Compartilhar

Variar os terrenos em que se corre contribui para melhorar o condicionamento físico, diversifica os estímulos dados aos músculos e ajuda a motivar os treinos. Isso porque o grau de dureza do piso influi diretamente nos reflexos dos impactos das passadas e optar por terrenos mais suaves pelo menos uma vez por semana colabora com a recuperação de músculos e articulações. Por outro lado, as superfícies mais instáveis, como areia fofa e cascalho, exigem mais técnica e são recomendadas apenas para corredores que já possuem alguma experiência com o esporte e desejam fazer um treinamento mais específico.

Asfalto, terra batida, areia, grama e cascalho são opções para variar o terreno de treino e ganhar em condicionamento físico
Asfalto, terra batida, areia, grama e cascalho são opções para variar o terreno de treino e ganhar em condicionamento físico
Foto: Shutterstock


Confira a seguir as características de cada tipo de terreno e saiba o que podem oferecer para o seu treino.



Asfalto

Em uma escala de rigidez, o

asfalto

é o segundo piso mais duro, perdendo apenas para o cimento. "É um terreno estável, que permite uma boa tração e desenvolvimento de velocidade", avalia Emerson Bisan, diretor-técnico da assessoria esportiva Nova Equipe, reforçando que, ao praticar o esporte nesse tipo de solo, é importante escolher um modelo de tênis com bom amortecimento.



Terra batida

Ao correr sobre

terra batida

, você encontrará um terreno mais suave, que amortecerá um pouco os impactos das passadas. No entanto, poderá se deparar com trechos irregulares, que provocarão certa instabilidade durante o exercício.



Areia

A

areia fofa

pode funcionar para treinos pontuais, nos quais o objetivo seja trabalhar força. "Esse tipo de solo não permite muita tração e exige mais esforço dos esportistas. Mas pode ser incluído uma ou, no máximo, duas vezes por semana durante a preparação de base do corredor", orienta o treinador Emerson Bisan. Ele aponta ainda que a areia dura é o piso que considera perfeito para as passadas: "Isso porque apresenta rigidez na medica certa para permitir uma boa tração e também possui uma maleabilidade que ameniza os impactos"



Grama

Os percursos com

grama

são ideais para sessões regenerativas e o indicado é optar por esse tipo de trajeto uma vez por semana para poupar as articulações e possibilitar uma recuperação dos músculos que foram mais exigidos em outros treinos.



Cascalho

Essa pode ser uma alternativa para treinos específicos, em especial para quem está se preparando para uma prova de corrida de montanha. Mas a irregularidade e a erosão do terreno exigem calçados com solado com bom agarre e ótima estabilidade para proteger os pés de torções.



Roda Livre
Especial para o Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade