2 eventos ao vivo

Hidrate-se bem antes, durante e depois de corridas longas

20 jul 2012
16h52
atualizado em 23/7/2018 às 09h48

Seu corpo deve estar hidratado para um treino ou uma prova mais longa. Todo o seu esforço na academia e diante de tentações à mesa podem ser prejudicados se não beber líquido corretamente.

Isso por que a falta de água no organismo favorece o aparecimento de dores musculares, lesões e ainda atrapalha o processo de recuperação depois da atividade física - a água é responsável pelo transporte das toxinas produzidas nas células durante a corrida. Sem ela, essas substâncias demoram mais tempo para serem eliminadas.

Abasteça o tanque
Nem pense em ir para um treino longo ou uma prova sem ter tomado água suficiente antes. Isso aceleraria a perda de sais minerais, causando fadiga muscular e câimbras.

Como boa parte das corridas é pela manhã, o nutricionista esportivo Marco Jafet recomenda beber dois litros de água no dia anterior e 300 ml meia hora antes de correr. Mais do que isso pode provocar uma vontade de ir ao banheiro no meio do exercício.

Renove o estoque
Não se esqueça de tomar água a cada 15 minutos depois de iniciada a corrida. Caso você ignore a reposição de água, sua frequência cardíaca aumentará e a pressão arterial pode cair. E no que isso resulta? Diminuição do ritmo e até sensação de tontura.

Misture com carboNem só de água sobrevive seu organismo. Tanto em provas como as de 10 milhas, meias maratonas e maratonas quanto em longões preparatórios para esses eventos, Marco recomenda que o atleta ingira carboidratos para evitar que acabe a reserva de glicogênio muscular, sais minerais e eletrólitos.

"Pouco antes da prova, pegue um sache de 30 gramas e dilua em 500 ml de água e, depois de 40 minutos correndo, vá tomando em intervalos de 15 a 30 minutos. Tomar o gel todo de uma vez ou sem estar adequadamente diluído pode causar algum desconforto estomacal", explica. Pegue água nos postos de hidratação para diluir o produto.

Planeje-se
"O seu recorde pessoal estará muito mais próximo se você tiver o cuidado de estudar o percurso da prova, a altimetria, o clima do local e os pontos de hidratação", explica o nutricionista. Caso ache que os postos de água não batem com seu ritmo na prova, leve um cinto de hidratação para armazenar sua garrafa e seus géis. Mas treine antes do dia D com o acessório para se familiarizar tanto com o peso como com a forma de acessar os produtos.

Butique de Letras
Especial para o Terra

Fonte: Terra
publicidade