0

Africanos fazem a festa no Circuito Caixa em Brasília

12 nov 2012
01h46

Os africanos fizeram a festa na etapa de Brasília do Circuito Caixa 2012, a última da disputa nesta temporada. O tanzaniano Alphonce Feliz Simbu e a queniana Jane Jelagat foram os grandes vencedores neste domingo (11), em circuito montado no Eixo Rodoviário Sul, conhecido caminho para a Esplanada dos Ministérios.

Largada do Circuito Caixa em Brasília
Largada do Circuito Caixa em Brasília
Foto: Luiz Doro/adorofoto / Divulgação



Na disputa feminina, além de Jelagat, a também queniana Thabita Kibet foi protagonista da prova. As duas saíram na frente logo no primeiro quilômetro e desgarraram do pelotão, recheado de brasileiras. Neste duelo entre as duas, melhor para Jelagat, que completou a prova em 35min34s, superando sua compatriota em 24 segundos.



"Gostei muito do percurso e me senti bem o tempo todo, tanto que busquei a liderança e não larguei mais", comentou Jelagat, que encerra sua primeira temporada no Brasil na Maratona de Curitiba, no próximo domingo (18).



A melhor brasileira na competição foi Conceição Oliveira, que chegou na terceira colocação. O resultado a colocou mais próxima da vice-liderança do ranking nacional, que hoje pertence a Roselaine Silva, que chegou na quinta posição.



Na disputa masculina, os africanos também foram protagonistas, mas José Márcio Leão da Silva foi osso duro de roer. Ele seguiu Alphonce Simbu e Barnabas Kiplagat Kosgei, do Quênia, até o km 5, chegando a liderar o pelotão, mas não resistiu ao ritmo dos africanos, que correram em direção a vitória. Melhor para Simbu, que chegou no Brasil na última sexta para levar o título.



"Gostei muito da prova e achei a temperatura boa para correr. Além disso, os brasileiros forçaram o ritmo e foram bem competitivos", elogiou o corredor de 20 anos, que ficará no Brasil até a São Silvestre.



Leão ficou satisfeito com o terceiro lugar e a consolidação na terceira colocação do ranking brasileiro de corridas de rua. "Tentei manter a ponta, mas senti um pouco de cansaço por ter corrido 10 km no domingo passado, quando venci em Fortaleza. Vou disputar a Pampulha e a São Silvestre para lutar pelo pódio, mas já atingi meu objetivo na temporada, que era ficar entre os três melhores brasileiros no ranking", declarou.



A quarta colocação ficou com Giomar Pereira da Silva, líder do ranking nacional, que busca o pentacampeonato. Até o final do ano, ele deve disputar a Meia Maratona de Blumenau, a Volta da Pampulha e a São Silvestre para segurar mais um título.



Resultados:



Masculino:



1- Alphonce Feliz Simbu (Tanzânia/Fila/Caixa) - 29min43


2- Barnabas Kiplagat Kosgei (Quênia/Fila/Caixa) - 30min00


3- José Márcio Leão da Silva (Cruzeiro/Caixa) - 30min21


4- Giomar Pereira da Silva (Cruzeiro/Caixa) - 30min27
5- Gilberto Silvestre Lopes (Pé de Vento/Caixa) - 30min49

Feminino:

1- Jane Jelagat (Quênia/Fila/Caixa) - 35min34
2- Thabita Kibet (Quênia/Luasa) - 35min58
3- Conceição de Maria Carvalho Oliveira (Palmeiras/Caixa) - 36min31
4- Marizete Moreira dos Santos (Caso/Caixa) - 36min51
5- Roselaine de Souza Silva (Cruzeiro/Caixa) - 37min06

Daniel Balsa
Especial para o Terra

Fonte: Terra
publicidade