Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Atletismo

Atletismo: nova regra sobre queima de largada estreia em Londres

24 jul 2012 - 17h07
(atualizado às 19h13)
Compartilhar

O perigo de um espasmo inadvertido arruinar o dia mais importante da vida de um velocista foi eliminado, após o órgão que comanda o atletismo mundial amenizar as regras de queima de largada, às vésperas da Olimpíada de Londres.

O bloco de largada do atletismo foi o aparato que mais recebeu inovações para os Jogos de Londres. Agora, será possível detectar uma queima de largada apenas medindo a pressão do pé do atleta sobre o painel. Na foto, Hayek Jr. brinca e testa o aparato
O bloco de largada do atletismo foi o aparato que mais recebeu inovações para os Jogos de Londres. Agora, será possível detectar uma queima de largada apenas medindo a pressão do pé do atleta sobre o painel. Na foto, Hayek Jr. brinca e testa o aparato
Foto: Leandro Miranda / Terra

» Saiba como assistir à Olimpíada no Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Veja os Jogos Olímpicos por outro ângulo em fotos panorâmicas

» Veja a agenda completa para os Jogos de Londres

O esclarecimento, pouco divulgado, da Associação Internacional de Federações de Atletismo (Iaaf), permite aos atletas se movimentarem nos blocos de largada, sem ser desclassificados, contanto que suas mãos não saiam do chão nem seus pés saiam dos blocos.

Antes, qualquer espasmo ou hesitação poderia resultar na desclassificação, segundo o entendimento do fiscal."O ponto é que, a menos que o atleta tire as mãos da pista ou os pés dos blocos, mais nada é uma largada queimada", disse David Katz, um dos 17 membros do Comitê da Iaaf.

A queima de largada de Usain Bolt, no Campeonato Mundial do ano passado, em Daegu, embora tenha sido uma violação clara, só aumentou a discussão."Isto permite uma válvula de escape", afirmou o fiscal Tom McTaggart, que há mais de 40 anos desclassifica atletas.

"Diminui um pouco a pressão do fiscal no geral, da equipe de revisão e dos atletas. Eles (atletas) pensam tenho uma segunda chance aqui. Espectadores e fiscais podem ter que se acostumar", disse McTaggart."Os torcedores podem dizer "aquele cara se mexeu, queimou a largada", disse o fiscal da Olimpíada de 1996. "Exigirá um tempo de adaptação. Os fiscais podem acabar desclassificando atletas com menos frequência," observou.

"Eles (a Iaaf) estão interessados em evitar um veredicto, porque a penalidade é severa", disse McTaggart, sobre a regra da entidade, que desclassifica um atleta por sua primeira queima de largada.

Com o esclarecimento, o movimento que constitua uma grande perturbação ou atraso, pode ser considerado conduta imprópria ao invés de queima de largada. A penalidade seria um cartão amarelo ou alerta, e um segundo deles resultaria na desclassificação.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, de 25 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra