Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Weg poderá realocar rotas de exportação para mitigar parte dos efeitos das tarifas de Trump

Segundo o diretor André Rodrigues, empresa já estava se preparando para enfrentar barreiras comerciais; plano dependerá de tarifas aplicadas também a outros países

24 jul 2025 - 13h07
Compartilhar
Exibir comentários

O diretor administrativo financeiro da Weg, André Rodrigues, afirmou que, caso a situação atual em relação às tarifas impostas pelos Estados Unidos ao Brasil se mantenha, a empresa tem planos para mitigar parte dos efeitos.

Durante teleconferência sobre o resultado da companhia no segundo trimestre, o executivo informou que as tarifas aplicadas no primeiro semestre, de 10%, não teve um impacto grande já que a empresa optou por recompor preços no mercado norte-americano para compensá-las.

Em relação às tarifas que passam a valer em 1º de agosto, de 50%, se nada mudar, disse que não é possível ter uma posição firme neste momento justamente por causa das incertezas, mas reiterou que a empresa se planeja para questões tarifárias desde antes do primeiro governo de Donald Trump, quando o foco era o México.

Brasil produz um pouco menos de 1/3 do que é vendido pela Weg aos EUA
Brasil produz um pouco menos de 1/3 do que é vendido pela Weg aos EUA
Foto: Dieter Gross/Estadão / Estadão

"Temos hoje situação bem melhor para ter essa flexibilidade", disse diante da aceleração que a empresa fez em investimentos para diversificar a capacidade de produção em diferentes regiões do planeta.

O executivo explicou que hoje o Brasil produz um pouco menos de 1/3 do que é vendido pela Weg aos EUA. "A gente pode, sim, realocar as nossas rotas de exportação. Um pequeno exemplo, a gente pode usar o Brasil para atender a demanda do México e Índia e usar a produção desses países para atender o mercado americano. É uma execução que pode demorar alguns meses e, após a efetivação de toda essa mudança, nós temos a expectativa que podemos, sim, mitigar a maior parte desses impactos", disse.

Ele ponderou, no entanto, que essa tomada de decisão depende das tarifas que serão aplicadas também a outros países.

Ainda durante a teleconferência, Rodrigues ressaltou que a empresa continua com uma "dinâmica operacional saudável que, aliada ao mix de produtos vendidos, devem continuar suportando boas margens operacionais".

Disse também que a empresa segue confiante de que a estratégia baseada em presença global, um portfólio de produtos diversificado e presença em vários segmentos, "permite reagir às mudanças de cenário de forma rápida e mitigar possíveis impactos macroeconômicos", mas reiterou que a companhia segue acompanhando de perto o cenário geopolítico e macroeconômico, já que eventuais mudanças podem afetar a dinâmica dos negócios no restante do ano.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade