Wall Street sobe com dados e balanços fortes compensando temores sobre correção no mercado acionário
Os principais índices de ações dos Estados Unidos se recuperaram e fecharam em alta nesta quarta-feira conforme a diminuição do nervosismo em relação às valuations inflacionadas de papéis de tecnologia, aliada a balanços positivos e dados econômicos melhores do que o esperado, alimentou o apetite de investidores por risco.
O Dow Jones subiu 0,48%, para 47.311,00 pontos. O S&P 500 ganhou 0,37%, para 6.796,29 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq subiu 0,65%, para 23.499,80 pontos.
Uma ampla alta fez com que os três principais índices acionários dos EUA subissem no dia, com uma recuperação das ações de tecnologia liderando o movimento.
Mas a valorização perdeu um pouco de força depois que o presidente-executivo do JPMorgan Chase, Jamie Dimon, disse à Reuters que os preços dos ativos estão bastante altos e que sempre há um risco de queda nos mercados.
As ações relacionadas à tecnologia e à inteligência artificial (IA) levaram o mercado acionário a atingir recordes nos últimos meses, gerando preocupações com valuations inflacionadas e levando executivos de Wall Street a emitir alertas de recuo. Essas preocupações chegaram ao auge na terça-feira, quando o S&P 500 e o Nasdaq registraram suas maiores quedas percentuais em um único dia desde 10 de outubro.
Mesmo assim, investidores consideraram a venda como uma realização de lucros saudável.
"As preocupações com a precificação são muito legítimas e uma correção de curto prazo de 10% a 15% é algo que deve ser previsto a qualquer momento", disse Oliver Pursche, vice-presidente sênior da Wealthspire Advisors.
"Há um pouco da mentalidade entre investidores de que, se houver uma retração, ela será de curta duração e as coisas se recuperarão, portanto, compre a queda e não se preocupe."
O Relatório Nacional de Emprego da ADP mostrou que a criação de vagas no setor privado se recuperou em outubro, com abertura de 42.000 postos. Ainda assim, o mercado de trabalho está mostrando sinais de fraqueza, conforme alguns setores continuam a perder empregos. Um relatório separado mostrou que o setor de serviços dos EUA está se expandindo, mesmo perdendo empregos e enfrentando os custos mais altos de insumos em quase três anos.