0

Redes sociais: veja dicas de uso para microempresários

Especialista mostra como as mídias digitais podem ajudar a bombar o seu negócio

13 jul 2015
11h50
  • separator
  • comentários

As redes sociais assumem um papel cada vez mais importante no mundo e na vida das pessoas. Hoje, mais de 87% dos internautas fazem parte de uma delas. Por isso, posicionar o seu negócio nesse mercado é de extrema importância. Veja algumas dicas do sócio-diretor da Strategus, agência especializada em marketing de mídias digitais, Felipe Capuano, para usar o universo de mídias sociais a seu favor.

Posicionar o seu negócio no mercado de mídias digitais é de extrema importância
Posicionar o seu negócio no mercado de mídias digitais é de extrema importância
Foto: Shutterstock / Especial para Terra

O que funciona em cada rede social?

Facebook - De acordo com Capuano, essa rede social se destaca como plataforma de construção de marca. Com mais de 1 bilhão de usuários no mundo, ela permite criar anúncios e atingir pessoas segmentadas de acordo com filtros, como idade, estado civil, atividades favoritas etc. 

Além disso, a rede traz ferramentas de gestão, e-commerce, publicidade e análise de resultados, que são ótimas para desenvolver estratégias de marketing de conteúdo precisas.

Twitter - Considerado um miniblog, é um canal de comunicação interativo e social em que as divulgações são propagadas e repercutidas rapidamente, principalmente com a utilização correta das hashtags (#).

Instagram - A ideia dessa rede social, diferente das demais, é divulgar momentos únicos para cativar o público e fazê-lo ficar mais “íntimo” da sua marca. Excelente para interagir com o público por meio de fotolegendas e hashtags. 

Horário ideal para postagens

Capuano explica que existem horários, avaliados por softwares de monitoramento, em que os usuários passam mais tempo navegando nas redes. Publicar seu conteúdo nesse período pode fazer com que sua marca tenha mais alcance e visibilidade.

Facebook - Terça e quarta-feira, das 10h às 21h
Instagram - Sexta a domingo, do 12h às 20h 
Twitter - Terça a quinta-feira, das 10h às 21h 

A importância das hashtags # 

O sócio-diretor da Strategus explica que as hashtags, principalmente no Twitter e Instagram, são importantes para categorizar determinado assunto. "As postar a imagem de uma linda praia, no final do post se você usar a hashtag #praia ou #beach, todas as pessoas que estiverem procurando imagens relacionadas a esse assunto podem encontrar a sua publicação. Entregando a informação para as pessoas que realmente estão procurando, a chance de o seu post ter um bom desempenho é muito alta", diz.

Como evitar a viralização negativa 

Felipe Capuano alerta microempresários a respeito do outro lado da exposição digital. "As redes sociais são públicas. E com isso você pode receber mensagens positivas e negativas. Só tome cuidado para não levar para o lado pessoal, pois, às vezes, as mensagens ruins podem alertar sobre alguma deficiência na sua empresa. Já observamos casos em que, no final, a empresa está praticamente discutindo com o cliente e gerando uma margem muito negativa de posicionamento", diz.

"Uma dica? Sempre que houver algo negativo em sua página, encaminhe para o offlline. Faça um primeiro contato pedindo um telefone de contato ou e-mail do usuário para tratar isso fora da rede social, tentando evitar a famosa viralização negativa", aconselha o especialista.

 

Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade