1 evento ao vivo

Uma apresentação memorável pode mudar o rumo da carreira

Como isso acontece? É o que veremos no nosso texto de hoje.

12 nov 2018
07h00
  • separator
  • 0
  • comentários

Olá, Speakers! Como vocês estão?

Fazer boas apresentações em público é, hoje, uma habilidade que profissionais de diversas áreas devem desenvolver. Afinal, como costumo dizer por aqui, no mundo corporativo atual, alcançar bons resultados não é suficiente: é preciso saber como comunicá-los para as outras pessoas.

Boas apresentações são, portanto, requisitos para ter sucesso no mercado de trabalho. Tanto é assim que uma apresentação memorável pode mudar o rumo da sua carreira. Como isso acontece? É o que veremos no nosso texto de hoje.

Foto: Shutterstock

O que falar bem diz sobre um profissional?

A habilidade de se comunicar bem, especialmente em situações de exposição de fala, diz muito sobre um profissional. Pessoas que conseguem expressar suas ideias com clareza transmitem uma imagem de segurança e, sobretudo, competência.

Sendo assim, um profissional capaz de fazer boas apresentações em público e de manter bons diálogos em reuniões, por exemplo, seguramente será visto como alguém bem preparado, inteligente e capaz de desempenhar suas tarefas da melhor maneira possível.

Para entendermos a dimensão da importância da comunicação na imagem de um profissional, basta pensarmos nas entrevistas de emprego. Nesses momentos, as pessoas são julgadas pelo que dizem e por COMO se expressam. Hoje, o peso da entrevista de emprego é equivalente ou, muitas vezes, maior do que o próprio currículo.

Como uma apresentação memorável pode mudar o rumo da sua carreira?

No dia a dia dentro de uma empresa, não são raras as vezes em que será preciso fazer uma apresentação. No entanto, dependendo do contexto no qual está inserida, essa apresentação pode mudar – para melhor ou para pior – o rumo de uma carreira.

São vários esses tais contextos que tornam uma apresentação decisiva para o futuro de um profissional: um encontro com potenciais investidores, uma exposição para o chefe do departamento, a explicação de um grande projeto para um cliente, entre outros.

Imaginemos que a situação seja a de fazer uma exposição para potenciais investidores da empresa. Nesse dia, o profissional terá a possibilidade de impactar positivamente a sua trajetória dentro do seu setor e, a partir de então, se mostrará apto a assumir novas responsabilidades.

Se conseguir lograr o objetivo de falar de forma persuasiva, clara, interessante e informativa, as chances de que tais investidores deem um feedback positivo são muito grandes. Por outro lado, se o profissional responsável pela apresentação não puder expor o projeto assertivamente, é bastante provável que os investimentos não aconteçam, prejudicando, assim, os rumos da sua carreira.

Isso acontece, Speakers, porque, nessa situação – assim como em muitas outras –, o profissional é o cartão de apresentação da sua empresa, ele representa toda uma marca, todo um grupo de pessoas. Por isso, sua responsabilidade é tão grande e a forma como ele lidar com esse desafio impactará tão intensamente o seu futuro profissional.

É preciso esclarecer que esse impacto não depende exclusivamente dos resultados concretos da apresentação. Se a exposição foi um sucesso e os investidores decidiram apostar no projeto, ótimo. No entanto, se foi possível notar o empenho do profissional ao expor suas ideias e argumentos, se ele falou de uma forma segura e completa, mesmo que a decisão final não tenha sido a de investir na empresa, os impactos do seu desempenho serão positivos.

Como fazer melhores apresentações no trabalho?

O primeiro passo para impulsionar as suas apresentações é, sem dúvidas, investindo na sua comunicação interpessoal. Para isso, familiarizar-se com técnicas básicas de oratória e aplicá-las no próprio dia a dia é muito importante.

Uma boa apresentação é aquela que consegue inspirar as pessoas, levar a elas conhecimento útil e interessante. Por isso, não economize no tempo de preparação para uma apresentação em público: faça um roteiro com o que dizer, explore novas informações e pense em estratégias para tornar a sua fala mais interessante. Em seguida, pratique quantas vezes forem necessárias.

Para desenvolver as habilidades de oratória, contar com a orientação de profissionais é um diferencial importante. Na The Speaker, temos cursos presenciais e pela web. Escolha o que melhor atende às suas necessidades e entre em contato com a nossa equipe!

Fonte:

https://www.thespeaker.com.br/roteiro-apresentacao-oratoria/

The Speaker
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade