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Blog The Speaker

Oratória e endomarketing: satisfação do cliente interno

9 jan 2019 - 07h00
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Olá, Speakers!

Quando pensamos em gestão – de empresas, equipes e projetos –, um dos conceitos mais importantes é o endomarketing.

Em resumo, endomarketing é o conjunto de ações internas que colocam em prática um plano estratégico para impulsionar a representatividade da marca entre seus próprios colaboradores.

Por que isso é importante? Ora, Speakers, é simples: só é possível representar bem uma marca, um conceito, um projeto quando se está familiarizado com a identidade e os valores internos que deles fazem parte.

Mas, afinal, o que a oratória tem a ver com endomarketing? É o que vamos falar neste artigo. Confira!

Foto: Shutterstock

Endomarketing: por que é importante que líderes e liderados conheçam bem a empresa que representam?

Toda empresa precisa ter bem claro qual é a sua identidade, o que a diferencia das demais, qual é seu público-alvo e os valores nos quais acredita. Esse conjunto é o que torna uma marca o que ela é e, principalmente, o que a faz atrativa para novos clientes.

Os colaboradores de uma empresa precisam estar alinhados com essa identidade do grupo ao qual pertencem, sendo capazes de defini-la de forma clara e concisa, sempre e quando for necessário.

Da mesma forma, os líderes (gestores, CEOs, administradores...) também têm de saber como transmitir a identidade da empresa para seus liderados. Ou seja: não é suficiente conhecer a marca que representamos, mas também saber transmitir o que ela é, tanto para nossos clientes quanto para a nossa própria equipe de trabalho.

Como a oratória está ligada ao endomarketing?

Um dos grandes desafios dos nossos treinamentos em oratória é auxiliar os colaboradores de uma empresa em tudo o que se refere ao endomarketing, especialmente à capacidade de apresentar a empresa (ou uma ideia, ou um projeto) de uma forma clara e interessante.

Isso é assim porque a relação entre a oratória e o endomarketing é muito próxima. Na prática, só é possível desenvolver um plano de endomarketing eficaz se os colaboradores da equipe aprimorarem suas habilidades de oratória, impulsionando, ao mesmo tempo, a comunicação interna na equipe.

Ao impulsionar as habilidades de comunicação, vários aspectos indispensáveis para planos de ação de endomarketing são aprimorados, por exemplo:

- Padronização da forma como os colaboradores se comunicam

- Alinhamento do discurso entre colaboradores da mesma equipe e/ou setor

- Colaboradores aptos a apresentar a empresa em apenas 60 segundos (e de forma clara)

- Reuniões mais assertivas

- Melhora no desenvolvimento de projetos entre equipes multidisciplinares

Esses quatro aspectos são essenciais para qualquer empresa, independente da área em que atuam ou se são grandes, médias ou pequenas organizações. Ao aprimorá-los, se modifica todo o funcionamento interno, impulsionando o desenvolvimento de projetos, os planos de ação para gerenciar crises, a implantação de estratégias que proporcionem o crescimento da marca, entre outras ações.

Ou seja: aprimorar a comunicação interna – e, consequentemente, as estratégias relacionadas ao endomarketing – tem um enorme impacto positivo.

Como funciona o nosso treinamento in company?

Sabendo da importância da oratória para as ações estratégias de endomarketing, temos, na The Speaker, o treinamento in company, focado no âmbito corporativo e pensado de acordo com as especificidades de cada equipe ou empresa.

O treinamento in company desenvolve todas as ações das quais falamos no tópico anterior, trabalhando, para isso, as técnicas básicas de oratória, úteis para os mais diversos tipos de situações de exposição de fala.

Como já dissemos, esse treinamento leva em consideração as especificidades da empresa e/ou da equipe. Por exemplo: uma equipe de pós-atendimento recebe, nesse treinamento, informações e conceitos relacionados ao seu trabalho, através de ferramentas que serão verdadeiramente úteis na área em que atuam.

Nos cursos de oratória in company, os colaboradores têm acesso a uma série de conceitos, dinâmicas e práticas para representarem a marca da melhor forma possível. Com isso, tanto a relação interna quanto a comunicação com clientes e investidores tendem a melhorar de forma considerável.

Agora que já falamos sobre a importância da oratória nos planos estratégicos de endomarketing, que tal incluir um treinamento in company nas resoluções de ano novo da sua empresa? Fale com a gente!

Fonte:

www.thespeaker.com.br

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