1 evento ao vivo

Como falar em público sem travar?

O medo de falar em público também pode ter origem no receio de "dar um branco" e travar sua apresentação. Veja como evitar essa situação!

22 mai 2019
08h00
  • separator
  • 0
  • comentários

Olá, Speakers!

Se você sente medo de falar em público, provavelmente já se imaginou na seguinte cena: estar com o microfone nas mãos, em cima do palco, com centenas de olhos fixos em você e, de repente, se dar conta de que não consegue falar ou desenvolver o seu raciocínio.

Passar por uma situação assim tem consequências que afetam, sobretudo, a autoconfiança e a forma como encararemos as situações de exposição de fala na nossa vida, intensificando o nosso nervosismo e as dificuldades de nos expressarmos como gostaríamos.

Comigo, aconteceu algo similar e foi uma das razões que me motivou a criar a The Speaker e dedicar a minha vida para ajudar outras pessoas a se comunicarem melhor. Neste artigo, vou contar um pouco mais sobre isso, além de abordar algumas técnicas para falar em público sem travar. Siga a leitura!

O dia em que travei apresentando meu TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso, famoso TCC, é uma das exigências de grande parte dos cursos e universidades para que o aluno possa encerrar o ciclo acadêmico e receber o diploma na profissão que escolheu. Eu cursei Fonoaudiologia e, ao final do meu curso, tive que apresentar esse trabalho.

Me dediquei horas e horas para escrever a monografia, mas, naquele momento, por não ter as orientações necessárias, não dei a mesma importância para a parte oral, que era a apresentação do trabalho para a banca examinadora.

Quando fui apresentar o meu trabalho, simplesmente travei! Não pude falar da forma como gostaria e expressar tudo o que havia pesquisado e me dedicado na parte escrita. Enfim, foi um momento traumático, que me fez refletir sobre a forma como me comunicava e sobre a carência de informações quanto a essa habilidade tão essencial.

Foi aí que entendi que comunicar bem é ter um enorme poder nas mãos. Depois de me dedicar a aprender mais sobre comunicação e oratória, criei a The Speaker com a intenção de auxiliar pessoas com grandes ideias, mas que têm dificuldades em expressar o que pensam.

A minha história é um dos muitos exemplos de que, para combater o medo de falar em público e evitar travar-se quando encarar uma plateia, o caminho é a preparação e o conhecimento.

Como falar em público sem travar?

No tópico anterior, eu disse que o caminho para perder o medo de falar em público e evitar essas situações em que simplesmente travamos é, sem a menor dúvida, receber o conhecimento e as orientações necessárias para situações de exposição de fala.

Para dirigir um automóvel, devemos, antes, passar pela autoescola e nos formar como condutores, não é verdade? Porque dirigir é uma habilidade que precisa ser desenvolvida. Falar em público também é. Por essa razão, se somos “jogados” em um palco sem termos recebido a preparação necessária, é muito difícil não sentir medo ou experimentar os brancos na hora de falar.

Assim, para começar a mudar a forma como vemos as apresentações em público, um curso de oratória é um enorme diferencial. Ao conhecer técnicas de oratória e saber como aplicá-las, aumentaremos nossa autoconfiança e teremos o conhecimento necessário para uma boa performance em frente ao público.

Duas técnicas indispensáveis para falar em público sem travar são:

- Criar um roteiro para a apresentação: ao planejar a nossa fala, escrevendo um roteiro com as palavras-chave para cada tópico, podemos pensar em estratégias para desenvolver nosso raciocínio e prevenir lapsos de memória;

- Praticar a apresentação com antecedência: depois de ter um roteiro, é indispensável dedicar um tempo para praticar a nossa fala. Ao nos familiarizarmos com o que queremos dizer, aumentaremos nossa autoconfiança gradativamente;

­- Evitar hábitos que aumentam o nervosismo: ingerir bebidas energéticas (como café ou refrigerantes) antes da exposição pode aumentar as sensações físicas de nervosismo. Da mesma forma, passar horas e horas pensando em tudo o que pode dar errado na apresentação é um hábito que deve ser superado;

Se você quer mudar a forma como se comunica e, principalmente, perder o medo que sente ao encarar situações de exposição de fala, conheça nossos cursos de oratória. Será um prazer acompanhá-lo nessa caminhada e vê-lo se tornar, cada dia, um melhor comunicador e uma pessoa mais confiante nas próprias habilidades! Te esperamos!  

 

Fonte:

www.thespeaker.com.br

 

The Speaker
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade