6 eventos ao vivo

7 grandes motivos para aprimorar a sua oratória

O que não faltam são razões para aprimorar a oratória. Na nossa conversa de hoje, fiz uma lista com alguns desses motivos.

16 abr 2018
09h48
  • separator
  • comentários

Speakers! Como vocês estão?

Uma das principais razões que fizeram com que eu passasse a me dedicar à oratória foi perceber que as pessoas que se comunicam bem têm um grande poder nas mãos. Tão importante quanto ter uma boa ideia é saber expressar essa ideia para o mundo.

Hoje, a comunicação faz parte da vida das pessoas de um jeito ainda mais intenso. Com a internet, a troca de ideias e informações acontece rapidamente e é praticamente impossível estar alheio a essas mudanças. Para não ficar à margem de tudo isso, é fundamental saber se comunicar de forma eficiente.

Foto: ShutterStock

O que não faltam, então, são razões para aprimorar a oratória. Na nossa conversa de hoje, fiz uma lista com alguns desses motivos. Confira!

1. Perder o medo de falar em público

Muitas pessoas relacionam o medo de falar em público à timidez. Na verdade, esse medo tem muito mais a ver com autoestima do que com ser tímido.

Segundo os especialistas, as pessoas tímidas têm dificuldades de se expor – e não de se expressar. Já a autoestima está relacionada com sentimentos que as pessoas têm em relação a elas próprias, o que afeta bastante a capacidade de expressar suas opiniões e vontades.

Ao trabalharmos nossas habilidades de oratória, ganhamos confiança em nossas capacidades e, assim, agimos para aumentar a autoestima. Dessa forma, com o tempo, o medo de falar em público vai ficando para trás.

2. Melhorar a sua comunicação interpessoal

As habilidades de oratória não são importantes apenas em discursos ou apresentações em público, mas em todos os momentos da nossa vida cotidiana. Ter uma boa oratória é, basicamente, conseguir se expressar com clareza.

Sendo assim, se aprimorarmos a nossa oratória, melhoramos a nossa comunicação interpessoal como um todo. Quando isso acontece, seremos capazes de manter diálogos interessantes com as pessoas, saberemos como agir em situações que exigem uma conversa mais delicada e conseguiremos expor nossas opiniões de forma clara, seja no trabalho ou na vida pessoal.

Se nós nos comunicamos durante todo o tempo, a oratória é nossa aliada em todos os momentos.

3. Estar preparado para o mercado de trabalho

Como costumo dizer aqui na The Speaker, já foi o tempo em que os recrutadores baseavam suas escolhas apenas nos currículos que chegavam até eles. Atualmente, a fase de entrevistas tem um peso muito maior que a análise de currículos.

Por isso mesmo, aprimorar a oratória e saber como se comportar em entrevistas de emprego é uma forma de investir na própria carreira, encontrando maneiras de se destacar entre os demais candidatos.

Existem muitas técnicas que ajudam a responder as clássicas perguntas das entrevistas de emprego. Fique por dentro dessas e de outras técnicas e transmita a imagem que mostre aos recrutadores o bom profissional que você é.

4. Impulsionar a sua carreira

A oratória é uma habilidade indispensável apenas para pessoas que atuam em determinadas profissões, certo? Não!!!

Isso pode até ter sido assim há muito tempo, mas, hoje, dominar as técnicas de oratória e saber se expressar bem são pré-requisitos para profissionais de todas as áreas.

Sendo assim, para impulsionar a sua carreira, é preciso aprimorar a sua oratória. Não importa qual seja o nicho em que você trabalha, em algum momento, você terá que fazer apresentações em público dentro ou fora da sua empresa.

Tudo está ligado hoje em dia, de forma que ter sucesso não é suficiente. É preciso mais que isso: saber compartilhar esse sucesso, trocando informações e experiências com outras pessoas. Para realizar essa tarefa, é preciso saber se expressar.

Se esse assunto é importante para você, confira o nosso post sobre ele.

5. Ter uma boa linguagem corporal

Quando investimos tempo e dedicação para melhorar a nossa oratória, também aprendemos técnicas de como aprimorar nossa linguagem não verbal.

Como isso acontece? De diversas formas, como, por exemplo, ao aprendermos a gesticular sem exageros, ao conseguirmos criar uma harmonia entre nossa fala e nossas expressões faciais e ao mantermos contato visual com as pessoas do público.

A comunicação é muito mais ampla do que as palavras ou a voz: ela está na forma como movemos nossas mãos, na nossa postura, no nosso olhar e expressões. Ter uma boa oratória é saber agir de forma que todos esses aspectos funcionem em sintonia.

6. Manter uma boa presença na web

O uso de vídeos na internet como plataformas de trabalho é uma tendência dentro e fora do Brasil. Agora, as pequenas e grandes empresas precisam investir nesse novo tipo de comunicação a fim de garantir uma boa presença na web.

Ao aprimorar a oratória, ficamos por dentro das técnicas para produzir vídeos de uma forma mais clara, atendendo às exigências que esse tipo específico de plataforma requer.

A oratória, nesse caso, é uma grande aliada para um bom marketing digital. Conheça as dicas para gravação de vídeos e saiba como impulsionar a sua marca nas redes. Se você ainda não viu, confira aqui o texto que fizemos sobre esse assunto!

7. Ter uma boa imagem pessoal

A maneira como nos comunicamos influencia diretamente na imagem que transmitimos aos outros. Se nossa oratória é boa, temos grandes chances de transmitir uma imagem pessoal de confiança e credibilidade.

Ao contrário, quando temos muitas dificuldades em nos comunicarmos com as pessoas, acabamos sendo percebidos como inseguros e os outros passam a pensar que não dominamos bem os conteúdos ou não sabemos manter conversas interessantes.

Hoje – mais do que nunca – ter uma boa imagem pessoal é indispensável. A verdade é que somos julgados todo o tempo: pelo jeito como conversamos com nossos chefes ou clientes, pelas nossas postagens nas redes sociais, pelos e-mails corporativos que enviamos, pelos discursos que fazemos...

Vale a pena, então, dar uma atenção especial à nossa imagem, garantindo que os outros percebam nossa eficiência e competência da forma como gostaríamos.

Se precisar de ajuda para aprimorar a sua oratória, fale com a gente! Afinal, razões para dedicar seu tempo e dedicação à oratória é o que não faltam, não é mesmo?

The Speaker

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade