0

10 maneiras de melhorar seu perfil profissional na quarentena

Durante período de isolamento social devido ao coronavírus, a relevância dos perfis online deverá ser ainda maior.

1 abr 2020
07h00
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Speaker!

Os perfis profissionais – com destaque para os do LinkedIn – têm uma relevância enorme nos processos seletivos. Contudo, em tempos de isolamento social e quarentena pelo Covid-19, esse peso tende a ser ainda maior.

Por que isso acontece? Muitas empresas suspenderam processos seletivos que estavam em vigor. Outras, por sua vez, passaram a contratar profissionais que atendam às novas exigências do contexto atual.

De uma forma ou de outra, impulsionar o seu perfil profissional é uma boa ideia nessa quarentena. Como fazer isso? Confira 10 técnicas que separei para você!

Foto: Shutterstock

1. Destaque suas habilidades de trabalhar remotamente

Tem experiência com home office e teletrabalho? Essa é a hora de destacar essas competências no seu perfil profissional. Afinal, é muito provável que as empresas passem a optar por quem já tem experiência em atuar na modalidade à distância. Afinal, isso será preciso para sair da crise sanitária da melhor maneira possível.

2. Faça um bom resumo

A maioria das redes sociais direcionadas ao âmbito profissional conta com a possibilidade de criar um resumo. Seguindo o que já falamos no tópico anterior, se você tem experiência com home office, indique isso logo no seu resumo. Se não tiver, opte pelo que julgar de mais relevante na sua carreira. O importante é ter um resumo atrativo e eficiente.

3. Crie boas conexões

As redes sociais profissionais são uma forma eficaz de manter uma boa rede de contatos. Faça uma “limpeza” no seu perfil durante essa quarentena, priorizando conexões que estão em sintonia com seus propósitos e eliminando aquelas que não fazem tanto sentido assim. Lembre-se: para relações pessoais, há outras redes sociais, ok?

4. Selecione informações importantes

Um perfil profissional se trata muito mais sobre qualidade do que sobre quantidade. Por isso, aproveite esse tempo para verificar se tudo o que você inseriu no perfil é mesmo condizente com suas aspirações profissionais atuais. Se não for, é preferível “enxaguar” o seu perfil e manter apenas dados atualizados e relevantes.

5. Atualize os dados do seu perfil

Tão importante quanto manter apenas dados relevantes é garantir que tais dados estejam atualizados. Em outras palavras, priorize experiências – acadêmicas e profissionais – mais recentes em detrimento de outras mais antigas. Um perfil que exibe muitos dados ultrapassados pode transmitir uma imagem equivocada, de que você não fez nada novo nos últimos meses.

6. Adicione palavras-chave

As redes sociais, incluindo as que se incluem no âmbito profissional, trabalham por algoritmo. Nesse sentido, fazer um bom uso das palavras-chave é primordial. Como? Inserindo termos centrais da sua área de trabalho para aparecer nas buscas afins com o seu perfil. Onde inseri-las? No resumo, no conteúdo que compartilhar, nas habilidades...

7. Publique conteúdo de qualidade

Em tempos de isolamento social, as pessoas – incluindo os recrutadores daquela vaga dos seus sonhos – estarão muito mais conectados. Dessa forma, tenha ainda mais cuidado com o que decide publicar nas suas redes sociais, especialmente as profissionais.

8. Participe de grupos

O seu perfil profissional não será tão eficiente se você permanecer “em silêncio” todo o tempo. Interagir com os demais é de suma importância. Nesse sentido, os grupos são excelentes ferramentas. Pesquise aqueles que abordam temas do seu interesse e faça parte das discussões.

9. Atualize a parte visual do seu perfil

A foto de perfil e a foto de capa importam. Um perfil sem essas imagens tende a ser menos notado. Assim, que tal atualizar a parte visual do seu perfil? Opte por imagens que transmitam algo relativo ao seu trabalho, sempre que possível. É importante que as imagens estejam em boa resolução, certo?

10. Recomende e peça recomendações

Ter boas recomendações no seu perfil impulsiona a sua presença na web. Por isso, e aproveitando que estão todos em casa (ou deveriam estar), peça recomendações e faça recomendações. Isso será importante para ter um perfil melhor e mais completo!

Boa sorte!

 

Fonte:

www.thespeaker.com.br

Veja também:

BC corta Selic para 3% ao ano
The Speaker
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade