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Via Varejo faz parceria com Getnet para oferecer serviços financeiros a vendedores do marketplace

24 set 2018 - 12h43
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A Via Varejo informou nesta segunda-feira que fechou um acordo com a Getnet, empresa de tecnologia do Santander, para oferecer um portal aos vendedores de sua plataforma marketplace com soluções de serviços financeiros.

Clientes conversam com atendente de vendas da Casas Bahia, bandeira da Via Varejo. 18/02/2013. REUTERS/ Nacho Doce.
Clientes conversam com atendente de vendas da Casas Bahia, bandeira da Via Varejo. 18/02/2013. REUTERS/ Nacho Doce.
Foto: Reuters

O acordo, com exclusividade de três anos, permitirá que os vendedores conectados ao marketplace Via Varejo tenham acesso a uma série de produtos financeiros, incluindo antecipação de recebíveis, sistema antifraude, cofre, pagamento recorrente, conciliação das vendas, aceitação e geração de boleto, checkout digital seguro, consultoria e infraestrutura na nuvem.

Além de oferecer novos serviços para os vendedores conectados à sua plataforma, a parceria permite ainda a adequação às novas regras do Banco Central, exigindo que liquidações de transações de empresas do marketplace com faturamento superior a 500 milhões de reais sejam centralizadas na Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP).

"A conversa (com a Getnet) começou por conta disso e durante esse processo foi ampliando o escopo", disse à Reuters o diretor de finanças e relações com investidores da Via Varejo, Felipe Negrão, acrescentando que as negociações para o acordo tiveram início há mais de um ano.

Na primeira fase, a parceria vai possibilitar o "split" das operações do marketplace. Desta forma, quando o cliente efetivar a compra, o pagamento será imediatamente dividido entre o vendedor e a Via Varejo. Atualmente, a Via Varejo recebe o valor integral e repassa a parte do vendedor após 15 dias.

A companhia disse ainda que "em breve", além das soluções financeiras, o portal vai oferecer outros produtos e serviços financeiros, como conta corrente, máquinas leitoras de cartão (POS) e seguros.

Segundo a Via Varejo, atualmente existem mais de 4,1 mil parceiros ativos no marketplace.

"A parceria está alinhada à diretriz de transformação digital, processo em que a Via Varejo está inserida e vem fortalecendo sua atuação desde a integração com o canal online", disse Negrão no comunicado desta segunda-feira.

Dentro das mudanças digitais, a Via Varejo anunciou há cerca de duas semanas um acordo com a AirFox para desenvolver soluções de pagamento móvel e banco digital, em acordo que permitirá aos clientes autenticar e digitalizar faturas, além de pagar carnês da Casas Bahia via aplicativo móvel.

Segundo o presidente da GetNet, Pedro Coutinho, a empresa vem investindo nos últimos dois anos para se posicionar no meio digital e a parceria abre espaço para que a Via Varejo volte sua atenção para outras áreas.

"Isso (acordo) provém a tecnologia para a Via Varejo, para tratar de forma massiva toda essa base de clientes e para que ela possa focar no seller, e não na tecnologia", disse Coutinho.

Com o crescimento da participação do marketplace nas vendas das empresas de comércio eletrônico, esses varejistas vêm buscando meios de ampliar as vendas e fidelizar os vendedores em suas plataformas.

Em agosto, a B2W anunciou que passaria a oferecer empréstimos aos vendedores ligados ao seu marketplace, ampliando os serviços financeiros voltados a fomentar capital de giro de empreendedores e empresas parceiras para elevar as vendas na plataforma.

Por volta das 12:20, as ações da Via Varejo cediam 1,16 por cento, cotadas a 16,16 reais, enquanto o Ibovespa recuava 0,74 por cento.

Em 2018, os papéis da companhia acumulam baixa de quase 34 por cento, na contramão de concorrentes como a B2W e Magazine Luiza, que subiram cerca de 37 e 50,5 por cento, respectivamente, desde o começo do ano.

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