Vendas de diesel e gasolina atingiram recordes no Brasil em 2025, aponta ANP
As vendas de diesel B e gasolina C por distribuidoras no Brasil atingiram recordes em 2025, com impulso da demanda do setor agropecuário e do avanço do consumo das famílias, de acordo com dados publicados nesta sexta-feira pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
A comercialização de diesel B, que inclui a mistura de biodiesel, atingiu 69,47 bilhões de litros em 2025, alta de 3% ante o ano anterior.
De acordo com análise da consultoria StoneX, o bom resultado do consumo de diesel foi motivado pelas "excelentes safras agrícolas e pela manutenção de indicadores industriais aquecidos", que resultaram em aumento do transporte das mercadorias. No ano passado, o Brasil teve produção recorde de soja e milho.
Já as vendas de gasolina C (com mistura de etanol anidro) pelas distribuidoras avançaram 5,1% em 2025 em relação a 2024, para 46,65 bilhões de litros, segundo dados da ANP.
Em análise anterior, a StoneX afirmou que o recorde nas vendas do combustível foi influenciado pelos resultados econômicos e pelo avanço do consumo das famílias no país no ano passado.
As vendas de etanol hidratado somaram 21,24 bilhões de litros em 2025, queda de 2,3% ante o ano anterior, uma vez que o biocombustível registrou desvantagem em relação à gasolina para os consumidores em algumas regiões.
MÊS
Em dezembro, as vendas dos três combustíveis seguiram em linha com o desempenho do ano, segundo a ANP.
As comercializações de diesel B somaram 5,42 bilhões de litros no mês, alta de 7,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.
As vendas de gasolina C avançaram mais fortemente, atingindo 4,64 bilhões de litros, um aumento de 12,9%, enquanto as de etanol hidratado somaram 1,96 bilhão de litros, uma queda de 1,5%.