PUBLICIDADE

Uma boa oratória pode ser o segredo do sucesso profissional

Vida pessoal e profissional pode ser impactada positivamente por meio de uma boa comunicação. Veja como isso pode acontecer.

25 out 2021 07h00
ver comentários
Publicidade
Você pode não perceber, mas uma boa oratória pode ser a chave do sucesso ou do fiasco de sua vida profissional
Você pode não perceber, mas uma boa oratória pode ser a chave do sucesso ou do fiasco de sua vida profissional
Foto: Windows / Unsplash

A comunicação é um dos grandes pilares da evolução humana. E certamente tem um papel crucial no desenvolvimento da civilização e sociedade como conhecemos hoje. Se pensarmos um pouco mais profundamente, podemos notar que uma boa oratória pode fazer muito mais por nós do que imaginamos a princípio.

Por isso, listamos aqui alguns benefícios que um aprendizado como este pode oferecer a você, e a qualquer pessoa que tenha interesse em se aperfeiçoar como pessoa e também no ramo profissional.

Os benefícios de um curso de oratória:

Autoconhecimento e autoconfiança: Quando você se prepara para realizar uma apresentação ou para falar em público, você precisa se conhecer. Entender como funciona o seu mecanismo para formar ideias e transmiti-las com eficácia.

Um curso de oratória te ensina a trabalhar com as suas próprias capacidades. Leva você até a superar as suas limitações, que você achava que tinha. O autoconhecimento, portanto, leva a autoconfiança. De forma que você expresse suas ideias com clareza e assertividade.

Domínio do seu corpo e da sua mente: A autoconfiança permite que você tenha pleno domínio de suas habilidades mentais. E de como você vai organizar e transmitir as ideias que quer. Isso, porém, também é repassado para o seu corpo. A sua expressão corporal.

Quando você domina não só a mente, mas também o seu corpo, é possível passar mensagens com mais clareza, e assim mais pessoas vão entender o que você quer dizer. O que gera credibilidade. Algo crucial para ter um excelente desempenho em diversos momentos da vida. Desde apresentações até em relações interpessoais.

O controle de seus sentimentos e emoções: Grande parte das pessoas tem medo de falar em público. Isso é completamente normal. A ideia de treinar a oratória, portanto, não é perder totalmente este medo, mas sim trabalhar para que seja controlado.

Uma vez que você controla o que pode te paralisar, é possível finalmente quebrar obstáculos e perceber que tudo aquilo não era o bicho de sete cabeças que você achava. Com aprendizado, treino e prática, o nervosismo vai ficando de lado. E apesar de sempre existir, o que é completamente comum na existência humana, ele passa para o segundo plano.

Transmitir mensagens com o impacto que elas devem ter: Apresentações, trabalhos acadêmicos, discursos de gestão e liderança e muitas outras situações da vida exigem que a mensagem seja transmitida e absorvida da melhor maneira possível.

Para isso, é necessário que você gere um impacto com cada mensagem que você queira emitir. Um curso de oratória pode oferecer para você o conhecimento necessário para desenvolver o que você precisa para gerenciar e medir cada tipo de impacto para cada mensagem. E claro, oferecer confiança e credibilidade na hora de repassar a mensagem.

Ascensão profissional (e também pessoal): Levando em conta todos os pontos citados anteriormente, é inegável que o resultado de um aprendizado como este resulte no seu crescimento profissional e pessoal.

Ter domínio das suas emoções, medos, expressão corporal e saber como transmitir as mensagens da forma correta fazem com que a sua comunicação seja um fator determinante para melhorar suas relações. Seja no ambiente da sua empresa, escola, em trabalhos ou até mesmo em casa, com a família ou amigos.

Dica da redação: a Vox2You, rede de escolas de oratória da América Latina, oferece cursos tanto de forma online quanto presencial, em suas mais de 90 unidades espalhadas pelo Brasil. A escola oferece mais de 150 dinâmicas e 80 técnicas de oratória e comunicação para seus alunos.

 

Homework Homework
Publicidade
Publicidade