Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Trump sobre Cook, do Fed: Estamos preparados para uma disputa judicial

'Precisamos de pessoas que sejam 100% honestas no Fed', disse o presidente americano, que voltou a atacar Powell em sua ofensiva por reduções nas taxas de juros

26 ago 2025 - 16h33
(atualizado às 16h45)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou, nesta terça-feira, 26, que está preparado para uma disputa judicial contra a diretora do Federal Reserve (Fed) Lisa Cook, que ele demitiu na véspera sob a alegação de falta de "confiança" — enquanto pressiona o Banco Central americano a baixar os juros.

"Precisamos de pessoas que sejam 100% honestas no Fed", disse, ao acrescentar que possui "ótimas pessoas" para substituir Cook e que terá maioria de dirigentes no BC americano "em breve".

Enquanto isso, o advogado da diretora afirmou nesta terça-feira que ela iria recorrer judicialmente contra a demissão, argumentando que o presidente "não tem autoridade" para ordenar tal ato.

Questionado sobre a declaração dos advogados de Cook de que contestariam a decisão judicialmente, o republicano afirmou que "acataria a decisão dos tribunais". E voltou a cobrar do banco central americano a redução das taxas de juros.

Neste momento, Trump dois indicados dentre os integrantes do Fed: a vice-presidente de Supervisão, Michelle Bowman, e o diretor Christopher Waller.

O indicado para substituir Adriana Kugler (que renunciou em 1º de agosto para retomar atividade acadêmica), o presidente do Conselho de Assessores Econômicos (CEA, na sigla em inglês), Stephen Miran, ainda precisa ser aprovado pelo Senado.

"Podemos transferir Miran para outro cargo de longo prazo no Fed", ponderou Trump. Se aprovado, Miran permanecerá no cargo até 31 de janeiro de 2026, já que é um mandato-tampão.

Trump voltou a criticar o atual presidente do Fed, Jerome Powell, e alegou que o chefe do BC está custando "muito dinheiro". "Felizmente, Powell sairá da presidência do Fed em pouco tempo", acrescentou.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade