Trump se reunirá com petrolíferas americanas na Casa Branca para discutir investimento na Venezuela
Segundo o The Wall Street Journal, representantes de três das maiores empresas do setor participarão do encontro, assim como outros executivos da área
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se reunirá com representantes de empresas petrolíferas americanas na Casa Branca, na sexta-feira, 9, para discutir investimentos no setor petrolífero da Venezuela, segundo o jornal The Wall Street Journal.
De acordo com o jornal, devem participar do encontro representantes da Chevron - a única petrolífera americana com atuação na Venezuela -, da ConocoPhillips e da Exxon Mobil, três das maiores empresas do setor, além de executivos da área.
No sábado, 3, Trump afirmou que petrolíferas americanas investiriam bilhões de dólares no território venezuelano após uma operação militar dos EUA que resultou na captura do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, e sua mulher, Cilia Flores.
Ainda segundo o The Wall Street Journal, um funcionário da Casa Branca disse anteriormente que os secretários de Energia, Chris Wright, e de Estado, Marco Rubio, liderariam uma iniciativa de aproximação com as petrolíferas americanas.
Na terça-feira, 6, Trump afirmou, em publicação na Truth Social, que o governo interino da Venezuela, liderado por Delcy Rodríguez, entregará até 50 milhões de barris de petróleo aos EUA e que os lucros "serão controlados" por ele, como presidente.
"Este petróleo será vendido a preço de mercado, e esse dinheiro será controlado por mim, como presidente dos EUA, para garantir que seja usado em benefício do povo da Venezuela e dos EUA", escreveu o republicano.