Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Trump diz que é hora de terminar mandato de presidente do BC dos EUA e critica lentidão sobre juros

Republicano afirmou que Jerome Powell está 'sempre atrasado e errado' e que país está 'ficando rico' devido às tarifas impostas a parceiros comerciais

17 abr 2025 - 08h56
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar nesta quinta-feira, 17, o presidente do Federal Reserve (Fed, o Banco Central americano), Jerome Powell, por considerá-lo "muito lento" na redução das taxas de juros. "É hora de terminar o mandato de Powell", escreveu em sua rede social Truth Social.

O republicano citou o Banco Central Europeu (BCE), cuja decisão sobre os juros será divulgada na manhã desta quinta, apontando que as expectativas são de novo relaxamento monetário pela autoridade europeia, enquanto o BC americano mantém postura cautelosa.

"Espera-se que o BCE corte taxas de juros pela sétima vez e o atrasado Jerome Powell do Fed, sempre atrasado e errado, emitiu uma mensagem errada ontem (quarta-feira, 16) que foi uma completa bagunça", escreveu Trump, em referência a participação do presidente do Fed em evento do Clube Econômico de Chicago.

O mandato de Powell à frente do Fed deve terminar em maio de 2026. A instituição é independente e seu presidente não pode ser demitido sem justa causa por Trump. Powell já disse anteriormente que não renunciaria.

O republicano argumentou ainda que os preços do petróleo e dos alimentos, incluindo ovos, estão "baixos" e que os "EUA estão ficando ricos com as tarifas". "O término (do mandato) de Powell não pode vir rápido o suficiente", disse, sinalizando expectativa de substituir o presidente do BC americano. Nesta semana, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, revelou que pretende entrevistar candidatos para o cargo de Powell dentro de seis meses e que discute o assunto com Trump "a todo momento"./Com AFP

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade